Aos 65 anos, um doutorado em economia pela Universidade de Lancaster e falando o “inglês da rainha” (tal a fluência), Euler Morais é o nome que o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), prepara para sucedê-lo, na disputa de 2016.

Secretário de Governo da Prefeitura de Aparecida, Euler Morais disse ao Jornal Opção que, no momento, “o mais importante é ajudar Maguito a continuar fazendo uma administração qualitativa. O prefeito mostra que, com empenho e planejamento, é possível fazer muitas obras em Aparecida. Com sua estatura política nacional, afinal foi governador, senador e vice-presidente do Banco do Brasil, conseguiu recursos junto ao governo federal e dinamizou o município para o qual foi eleito”.

A uma pergunta direta — “o sr. quer ser candidato a prefeito?” —, Euler Morais responde assim: “Quem não quer ser candidato a prefeito de uma cidade importante como Aparecida? Dizem que tenho perfil para dar continuidade à gestão de Maguito. A preocupação é ir para frente, e não recuar”.

Uma curiosidade: Euler Morais não é filiado ao PMDB. Deve se filiar brevemente.
O ex-deputado federal tem adversários internos? O presidente da Câmara Municipal, Gustavo Mendanha, é um deles. Mas nenhum tem tanta proximidade com Maguito Vilela quanto o secretário. Há também Sandro Mabel, que ora diz que disputará em Aparecida, ora garante que disputará em Goiânia. O certo é que, se o delegado Waldir Soares for candidato, Mabel estará fora do páreo. Ele teme o deputado federal eleito do PSDB.