Especialistas em eleição dizem que Kajuru tem mais chance de se eleger deputado do que senador

02 dezembro 2017 às 11h10

COMPARTILHAR
Eles afirmam que outsiders não se dão muito bem em eleições majoritárias

O vereador Jorge Kajuru quer ser candidato a senador — e é um direito dele. Trata-se mesmo de um candidato forte, que desequilibra o jogo. O Jornal Opção ouviu especialistas em disputas eleitorais — políticos, marqueteiros e pesquisadores — e pediu que avaliassem as chances do postulante do PRP.
A maioria admite que é um candidato que está no jogo e, sobretudo, movimenta-o. Mas também afirma que é muito difícil um candidato outsider ganhar uma eleição para senador. “José Antônio Reguffe ganhou para senador em Brasília, mas o eleitorado de lá é como o do Rio de Janeiro: capaz de ações imprevistas”, afirma um pesquisador.
Em Goiás, para ganhar para senador, acreditam os especialistas, o candidato precisa contar com estruturas tradicionais em todo o Estado — o que não é o caso de Kajuru.
Para deputado federal, uma eleição proporcional, é mais fácil um outsider — como o delegado Waldir Soares, do PR — ser eleito. “Kajuru, se disputar mandato de deputado federal, possivelmente será eleito, e com uma votação extraordinária, inclusive ‘carregando’ outros políticos nas costas. Para senador, que exigirá uma votação gigante, porque se trata de uma eleição majoritária, é preciso ter militância nas cidades”, afirma um marqueteiro.
“Não há em Goiás, por enquanto, um eleitorado massivo que vota de modo surpreendente e tudo indica que Kajuru não conta com este tipo de eleitorado para bancá-lo”, afirma um ex-deputado federal, expert em eleições.
Todos os entrevistados sugerem que, apesar das ponderações, há a possibilidade de que Kajuru possa surpreender e ser eleito. “O fato de que está se apresentando como não-político, não subordinado a nenhuma força política, nem mesmo ao senador Ronaldo Caiado, é positivo. Resta saber se sua mensagem chegará a todos os eleitores há tempo”, afirma um pesquisador. “É preciso ressaltar que Kajuru é um grande comunicador e isto pode ser decisivo na disputa de 2018”, frisa um ex-deputado federal.