Entidades culturais defendem permanência de Nilson Jaime no Fomento e Incentivo à Cultura

Vitor Cadillac teria sido escolhido para substituir Nilson Jaime na Superintendência. Marcelo Carneiro será o titular da Secretaria de Cultura

Anuncia-se que Vitor Cadillac, da Superintendência LGBTQIA+, será o novo superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura do governo de Goiás. Mas líderes das principais entidades culturais de Goiás pede ao governador Ronaldo Caiado que mantenha o atual superintendente, o escritor e crítico Nilson Jaime (com doutorado pela Universidade Federal de Goiás).

Marcelo Carneiro será o novo secretário de Cultura. César Moura fica na Secretaria de Retomada.

Nilson Jaime, escritor | Foto: Divulgação

Carta dos líderes de entidades culturais a Ronaldo Caiado

Excelentíssimo Senhor Governador Doutor Ronaldo Ramos Caiado

Apreensivos com as recentes notícias de mudanças na direção da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás, as instituições signatárias, por seus presidentes, vice-presidentes e membros, vêm à Vossa presença solicitar a manutenção do atual Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura (Sufic), professor Nilson Jaime, no cargo que ocupa desde 1° de março de 2021.

Nilson Gomes Jaime, escritor, mestre e doutor em Agronomia, auditor fiscal da receita estadual, com 40 anos de experiência no serviço público, é Presidente da Sociedade Goiana de História da Agricultura (SGHA), Presidente da Academia Palmeirense de Letras, Artes, Música e Ciências (APLAMC), vice-presidente do Instituto Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (ICEBE), conselheiro da Associação Goiana de Imprensa (AGI), e membro das seguintes instituições culturais: Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG); Academia Goianiense de Letras (AGnL); Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (APLAM); Academia de Letras e Artes de Caldas Novas (ALACAN); Gabinete Literário Goiano (Cidade de Goiás); e Associação Cultural, Literária e Educacional Mãos e Olhares Diferentes (ACLEMOD), de Quirinópolis.

Como participante ativo da Cultura de Goiás, valoroso auxiliar da Política Cultural implementada por Vossa Excelência por meio da Secult-Goiás e da SUFIC, Nilson Jaime constitui-se excelente interlocutor do governo junto ao segmento cultural, onde goza de largo prestígio, pela competência e capacidade de atuação e diálogo. Ao ensejo, renovamos nossa estima e votos de sucesso na condução do destino administrativo de Goiás.

Atenciosamente,

Eurico Barbosa dos Santos

Ex-deputado e ex-presidente da Academia Goiana de Letras

Waldomiro Bariani Ortencio

Presidente do Instituto  Bariani Ortencio.

José Ubirajara Galli Vieira

Presidente da Academia Goiana de Letras (AGL)

Jales Guedes Coelho Mendonça

Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG)

Aidenor Aires Pereira 

Presidente da Academia Goianiense de Letras (AGnL)

Ademir Luís da Silva

Presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-Goiás)

Valterli Leite Guedes

Presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI)

Maria Elisabeth Fleury Teixeira

Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag)

Sandro Dutra e Silva

Vice-presidente da Sociedade Goiana de História da Agricultura

Izabel Signorelli 

Presidente da Comissão Goiana de Folclore

Valdir Ferreira

Presidente da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV).

38 respostas para “Entidades culturais defendem permanência de Nilson Jaime no Fomento e Incentivo à Cultura”

  1. Avatar betoselva disse:

    [email protected]
    Estou lendo essa notícia da nomeação de um novo Superintendente de fomento e incentivo a Cultura e fico impressionado com o descaso do governo sobre o pedido unânime de todas as entidades culturais do estado para a permanência do Dr. Nilson Jaime na Superintendência.
    O Dr. Nilson Jaime, além de ter o apoio unânime do meio cultural, provou com trabalho árduo e profícuo que é competente e é um bravo lutador em prol da Cultura Goiana.
    Espero que o bom senso e respeito às Entidades Culturais, ilumine as autoridades pra reconsiderar essa atitude, ou que recoloque o Dr. Nilson em uma posição ainda mais relevante no comando do cenário Cultural
    do nosso estado.

    • Avatar Nilton Rodrugues disse:

      Caro Beto Selva, bom-dia.
      Não consigo ver unanimidade “de todas as entidades culturais do Estado” sobre a permanência do Dr. Nilson Jaime à frente da Cultura. A menos que, como você, eu também desconsidere as áreas de arquivo, do circo, da dança, da música, em todas as suas modalidades, do patrimônio material e imaterial, do teatro e de diversas outras áreas. Esses importantes setores da Cultura têm visto como DESCASO do atual titular da Cultura o não cumprimento da promessa de quitação integral de projetos aprovados nos editais das leis de incentivo em anos anteriores; a ausência de editais da Lei Goyazes e do FAC desde a assunção do atual governador; a não revogação de uma emenda jabuti – imoral, ilegal e inconstitucional -, à Lei do FAC, que possibilitou o “fechamento da torneira” que carreava recursos para esse importante instrumento de fomento; a emissão de uma Instrução Normativa que descaracterizou o espírito democrático, impessoal e de estímulo à categoria de trabalhadores no setor artístico e cultural goiano da legislação que trata do tema, conquista da mobilização de artistas e de agentes culturais. Respeito seu direito de opinar, mas não posso admitir que fale em nome de tantas pessoas e entidades que esperam há meses, que a Cultura do estado seja gerida por quem atenda às demandas de todos os setores das artes e da cultura, e não apenas a uma parte.

      • Avatar Beto Selva disse:

        Boa tarde Nilton Rodrigues.
        Basta ler todos os comentários de leitores, feitos em função da notícia mencionada e você vai perceber o porquê da unanimidade que menciono.
        O Dr. Nilson Jaime tem esse grande apoio da classe cultural, por reconhecimento ao seu incessante trabalho.
        Ele não é e nunca foi o Secretário Estadual da Cultura, a quem as suas críticas, bem fundamentadas, deveriam ser encaminhadas.
        Ele sempre foi um trabalhado braçal nessa área e conseguiu fazer muito, mesmo sem o poder das decisões, que são do Secretário e do Governador.
        Um abraço com respeito.
        Saúde e paz.

      • Avatar Guilherme Wohlgemuth Fleury disse:

        A nomeação derte rapaz soa como um deboche à classe culttral! Sua presença e engajamento inexistem, para além de uma singela atuação política pelo PSOL. Sua formação é secudária e ao meu ver ele reprerenta um ramo restrito do empreendimento noturno em que é famoso e conhecido como Cadilac. Nem mermo o regmento LGBTQIA+ reconhece sua liderança, visto que pouco fez pela causa.

      • Avatar Guilherme Wohlgemuth Fleury disse:

        Errata: A nomeação deste rapaz soa como um deboche à classe culttral! Sua presença e engajamento inexistem, para além de uma singela atuação política pelo PSOL (linha ideológica que abandonou). Sua formação é secudária e ao meu ver ele reprerenta um ramo restrito do empreendimento noturno em que é famoso e conhecido como Cadilac. Nem mesmo o segmento LGBTQIA+ reconhece sua liderança, visto que pouco fez pela causa. Sua colaboração com a mídia ninja foi celebrada, mas nuca li um texto de sua autoria.

  2. Avatar ALICE BITES LEAO LEITE disse:

    Conheço Nilson Jaime e sei que a cultura só tem a ganhar com sua permanecia na superintendência. Ele é competente, compromissado com o trabalho e não polpa esforços para dar o seu melhor. #FicaNilsonJaime.

  3. A APLAMC – Academia Palmeirense de Letras, Artes, Música e Ciências e demais entidades culturais de Palmeiras de Goiás manifestam o seu apoio pela permanência do Dr. Nilson Jaime na Superintendência de Cultura.

    • Avatar Helia Marina Monteiro disse:

      Sem comentários para dizer do trabalho relevante do Nilson Jaime enquanto Superintendente de Cultura do Estado de Goiás. Ele tem apresentado um caminho de escuta atenta, partilha e cuidado com as diversas manifestações Culturais e artísticas do Estado. Essa troca repentina próximo a períodos de eleição não faz sentido. Espero que essa atitude seja repensada, e que Nilson Jaime continue.

  4. Avatar WANDERLEY NUNES NOLETO disse:

    Nilson Jaime é integrante licenciado do quadro de Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins, sendo um servidor dentre os de mais alto nível profissional de nossa categoria fiscal, com profundo conhecimento cultural e de formação com currículo que fala por si só. Tem nossa admiração, respeito e está a altura de continuar contribuindo no cargo que fora nomeado.

    Saudações,
    Wanderley Noleto
    Presidente da ASFETO-Associaçao dos Funcionários do Fisco do Estado do Tocantins.

  5. Avatar Tereza Caroline disse:

    O trabalho não pode parar, seria um retrocesso uma mudança neste momento.

  6. Avatar Oliveira Neto disse:

    O pedido não é unânime. Somente as associações e entidades mais antigas, atrasadas e retrógradas da cultura goiana assinaram a carta.

  7. Avatar Aureliano Martins Peixoto disse:

    Nilson Jaime vem fazendo um otimo trabalho para a cultura goiana. Goiás só tem a ganhar com sua permanência frente à Superintendência.

  8. Avatar Leão Caiado Neto disse:

    Pela permanência do competente Intelectual, Nílson Jaime, na Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura. Não só pelo trabalho já prestado, mas pelo que representa, em termos culturais, em nossa sociedade.

  9. Avatar HELENA M B P VASCONC disse:

    Acompanho a atuação da SECULT GO há anos. Junto-me ás entidades artísticas solicitando a permanência do Prof Nilson Jaime na Superintência de Cultura da SECULT. Prof Nilson junto ao Secretário César Moura muito fizeram pelas Artes em Goiás. Acredito na sensibilidade do Sr Governador atendendo nossos pedidos.

  10. Avatar José Pereira Lopes Jr. disse:

    O professor Nilson Jaime tem feito um excelente trabalho, desejamos que possa continuar à frente da Superintendência de Fomento e incentivo da Secretária de Estado de Cultura!

  11. Avatar Fernando Uhlmann Soares disse:

    Nilson Jaime dinamizou e espraiou oportunidades de desenvolvimento cultural pela capital e interior do Estado de Goiás. Com um currículo e práxis impecáveis, o que temos são projetos de cultura e educação que merecem ser respeitados e chancelados pelo governo e não o contrário. Pela continuidade de um projeto sólido construído com a participação de inúmeras entidades é que Nilson Jaime deve prosseguir com seus trabalhos em prol da cultura, da população e do Estado. É o que espero enqto docente e pesquisador do Instituto Federal Goiano.

  12. Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado disse:

    O Nilson Jaime merece nosso apoio por tudo que tem feito no setor cultural. É imprescindível na Superintendência

  13. Avatar Regina Maria Franco L. De Araújo disse:

    A substituíçao do Dr. Nilson Jaime trará grandes prejuízos a cultura do nosso Estado . Profissional dedicado, tem desempenhado com eficiência seu trabalho na Superintendência de Cultura.

  14. Avatar Marina Teixeira da Silva Canedo disse:

    É necessário que a Secretaria Estadual de Cultura continue tendo o valoroso Nilson Jaime como seu colaborador. Estamos à espera de que ele seja confirmado no cargo, para honra e glória da cultura goiana.

  15. Avatar Vera Lúcia Alves Mendes Paganini disse:

    Eu sou do time que pede a permanência de Nilson Jaime no Fomento e Incentivo à Cultura! Justificativa? O ótimo trabalho que ele realiza é a justificativa! Mais que bastante esta explicação para que ele permaneça, concorda comigo? Claro que sim!

  16. Avatar Inez Curado disse:

    Nilson Jayme tem feito um trabalho impecável, a frente da Superintendência da Cultura. Nada mais justo e coerente que sua permanência no cargo. Goiás só ganhou com sua brilhante atuação.

  17. Avatar Ademir Luiz disse:

    Nilson Jaime está fazendo um grande trabalho como superintendente na Secult Goiás. Vários projetos estão em andamento. Sua permanência no cargo é fundamental para ocorra essa continuidade.

  18. Avatar Ricardo disse:

    Nilson Jaime é um incansável ativista em defesa da cultura em Goiás. Sua permanência na Secult é a permanência da representação múltiplica e democrática da classe cultural goiana.

  19. Avatar Lenora Barbo disse:

    Nilson Jaime é um pesquisador e homem público competente, ético e dinâmico, que está fazendo um excelente trabalho na área cultural. Apoio sua permanência na Secult.

  20. Avatar João Guilherme disse:

    Nilson Jaime tem desenvolvido excelente e primoroso trabalho, por isso a grande mobilização dos que fazem e divulgam a Cultura Goiana em prol de sua permanência à frente da Superintendência.

  21. Avatar João Guilherme disse:

    A grande mobilização dos que fazem e divulgam a Cultura Goiana em prol da permanência de Nilson Jaime à frente da Superintendência é resultado do excelente trabalho desenvolvido por ele e equipe.

  22. Nilson Jayme é um grande profiilssional, além de muito competente, é um Superintendente ético e compromissado com a cultura goiana. Ele vem realizando projetos bastante significativos para o resgate da memória da cultura em Goiás, vários projetos açambarcam a cultura goiana nos seus mais variados aspectos de arte, cultura e vida. Sua permanência como Superintendente da Secult Goiás traz muitos benefícios à cultura e à população goiana.

  23. Vitor é a representação honesta ,justa e solidária de toda luta do povo cultural do interior desse Estado, Vitor representante uma geração inteira de festivais produtores e artistas que não encontram espaço no meio fechado e conservador das instituições tradicionais que se dizem representar por unanimidade mas que nada representam além de si mesmas e que mantém acessando com privilégios as oportunidades
    do estado. Vitor é pra nós todos do interior a esperança de uma mudança no olhar da gestão pública com atenção e olhar atento ao Goiás profundo. Vitor sempre foi leal e trabalhador em prol da cultura só interior e da cidade de Goiânia, competente, articulado, querido em todas os principais pontos de cultura do país.
    Aqui represento o Circuito Goiano de festivais de cultura, O Coletivo Pequi, Centro Cultural Joana Dark, O Festival Pequi Sound Sessions, Festival Grito Anápolis , Festival Paralelo Sonoro, a Diretoria regional centro oeste da Abrafin.

  24. Avatar Valdir Specian disse:

    Prezado Governador e Secretário de Cultura.

    Dizem que em time que está ganhando não se mexe.
    Acompanho o trabalho do Nilson Jaime. A dinamização dos editais de cultura foi de extrema importância para o interior do Estado de Goiás. Trocar o Escritor Nilson Jaime é andar para trás. Se existe uma pasta que funciona neste governo é a Cultura. Governador, Secretário – não estrague o que está bom!

  25. Realmente nossos políticos não tem programa de governo, mas meros interesses politiqueiros…. principalmente em ano de eleições… triste saber que nossa cultura está, mais uma vez, sendo maltratada. Graça Fleury, atual presidente do Instituto Bertran Fleury.

  26. Avatar Ester Profeta disse:

    Goiás conhece a competência do Prof. Dr. Nilson Jaime. Lamentamos que decisões administrativas estejam sendo tomadas desconsiderando as reais necessidades do setor. Os destinos da Cultura goiana estarão, sim, prejudicados com a substituição do Dr. Nilson. Sua sapiência, disponibilidade e, principalmente o amor que tem pela cultura fazem toda a diferença.
    Aguardamos, ansiosos, que o caso seja reconsiderando.

  27. Avatar Ester Profeta disse:

    Dr. Nilson Jaime é conhecido no meio cultural, acadêmico e político como um homem sábio, estudioso, dinâmico, trabalhador e extremamente dedicado a tudo que se dispõe a fazer. E na Secult não foi diferente. Sua substituição trará, sim, visíveis prejuízos ao setor. Lamentamos que decisões administrativas estejam sendo tomadas desconsiderando as necessidades da cultura.
    Aguardamos, ansiosos, que a decisão seja revista.

  28. Avatar Salatiel Soares Correia disse:

    Causa-me estranheza a repentina saída do doutor Nilson Jaime da Superintendência mais dinâmica da Secretária de Cultura. Homem dinâmico, erudito e extremamente proativo vinha ele prestando relevantes serviços a cultura goiana. Foqueira das vaidades?Ciumeira? ideologia? Sei lá.Só sei que ele não merecia esse tratamento. É um homem competente e integro.

  29. Avatar Adélia Freitas disse:

    Nilson Jaime tem feito um excelente trabalho no âmbito cultural. É imprescindível que ele fique na Superintendência da Secretaria de Cultura.

  30. Avatar Waldirene Curado disse:

    Política baixa que não dá voto.
    Essa Cristina nem mandato tem.
    E os deputados com mandato, não vão ganhar também?
    Articulação política de quem perdeu o rumo.
    A Secult virou cabide de emprego.
    Esse governo não merece o professor Nilson Jaime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.