Ronaldo Caiado é o grande eleitor de Goiás, mais uma vez. Neste ano, sua aprovação atingiu 86%. Então, dizer que é o melhor governador do Brasil não é opinião, é informação. Por isso, os concorrentes a prefeito e até a vereador colocam sua foto nas redes sociais e no material gráfico. Como a base aliada é grande, tolera-se. Porém, alguns candidatos são, realmente, “do” governador. Um deles é Marcos Cabral, que governou Santa Terezinha de Goiás e pretende voltar ao cargo.

A situação de Marcos Cabral é peculiar. Sua região, a do Vale do São Patrício, o conhece fazendo campanha para a família Caiado desde antes de Ronaldo Caiado voltar da França especialista em ortopedia e traumatologia, estabelecendo-se em Goiânia. Marcos Cabral era menino quando travou amizade com o advogado Edenval Caiado, pai do então jovem médico. Doutor Edenval, como era chamado, atuava da BR-153 ao Rio Araguaia, incluindo o local em que futuramente seria erguida Santa Terezinha. Aliás, quando estava trabalhando em Itapaci, recomendou à família Batista que organizasse um aglomerado urbano na fazenda que hoje dá nome à cidade.

Diferente de primos, tios e avós (e, depois, do filho), Doutor Edenval preferiu acompanhar a política ao lado, ajudando, sem ser candidato. Mas seu amigo Marcos começou cedo na atividade. Foi eleito vereador aos 17 anos, o mais jovem do Brasil. Precisou que o pai do hoje governador indicasse para sua defesa um eleitoralista, Olinto Meirelles, para confirmar na Justiça a vitória das urnas. Marcos virou amigo fiel do filho (Ronaldo), como era do pai (Edenval).

Ronaldo Caiado fez campanha em todas as conquistas de Marcos Cabral (três vezes prefeito de Santa Terezinha e uma suplência de deputado estadual, que só não assumiu na Assembleia Legislativa de Goiás por preferir voltar a administrar sua cidade). Marcos Cabral fez campanha para Ronaldo Caiado em todos os mandatos: deputado federal, senador, governador, presidente da República. Em 2026, estará no seu palanque para presidente… de novo.

Então, o que há em comum entre as famílias Caiado e Cabral não é apenas o Ca da sílaba inicial nem a participação em palanques. São quatro décadas de amizade e lealdade recíprocas. Em política, talvez devido à raridade, essas duas virtudes têm mais valor que decisão do TSE. Mais valor que os fundões eleitoral e partidário. Mais valor que quaisquer circunstâncias.

Capital Mundial da Esmeralda

O conjunto de atributos de Marcos Cabral como gestor ajuda a solidificar as oportunidades que Ronaldo Caiado lhe delegou, inclusive o comando das políticas sociais, sendo seu primeiro secretário da área, a partir de 1999. Santa Terezinha é um fenômeno na economia não por ter tido um distrito, hoje o município de Campos Verdes, com produção que a elevou a Capital Mundial da Esmeralda. Marcos foi prefeito na crise econômica. E foi ótimo prefeito. Governou no pós-auge da mineração. E virou exemplo de superação.

Assim são Marcos Cabral, Ronaldo Caiado e as relações que começaram entre as famílias, para ganho da administração pública do Estado. O melhor governador do Brasil ficaria muito satisfeito se retornasse ao cargo o melhor prefeito da História de Santa Terezinha de Goiás.