Na eleição de 2020, Claudiney “Bodão” Antônio Machado, do União Brasil, foi eleito prefeito de Piracanjuba com apenas 26,37% dos votos válidos. A segunda colocada, Ellen Rezende de Lima, do PSB, obteve 24,87%. A diferença entre os dois foi de 191 votos.

A eleição foi disputadíssima. Tanto que o terceiro colocado, Cláudio Grilo, do PRTB, conquistou 21,72% e o quarto colocado, Milton “da Fap” Justus, do Cidadania (hoje no PDT), ficou com 20,25%. Juntos, Ellen de Lima, Cláudio Grilo e Milton da Fap obtiveram 8.551 votos — 5.178 votos a mais do que o prefeito Claudiney Bodão.

Ellen de Lima: agora deve ser candidata a vice do prefeito Bodão | Foto: Divulgação

Ante o quadro de ampla polarização, Claudiney Bodão nomeou Ellen de Lima para a Secretaria de Assistência Social e deve bancá-la para vice, em 2024, daqui a 11 meses. A chapa ganhará, deste modo, consistência eleitoral, pois a jovem política é popular.

A vice-prefeita Lenizia Alves Canedo, do PSDB, rompeu com Claudiney Bodão e planeja disputar a prefeitura. De acordo com aliados do gestor municipal, ela estaria tentando montar uma frente política. “O problema é que a professora Lenizia está, politicamente, isolada. Já o prefeito está conquistando apoios novos”, afirma um ex-vereador.

A grande aposta do prefeito é a divisão das oposições. Porque, se vários candidatos forem lançados, a tendência é que seja reeleito, até pela força da máquina pública, com cerca de 30% dos votos — ou até menos (em 2020, ganhou com menos de 27%).

A pedra no caminho de Claudiney Bodão pode ser o produtor rural Marcinho Léo Borges, do PSD. Ligado ao deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil), é milionário e é bem avaliado na cidade. Em 2020, foi vice de Ellen de Lima.

Milton “da Fap” Justus: cotado para a Prefeitura de Piracanjuba | Foto: Divulgação

Amauri Ribeiro tem uma força política extraordinária em Piracanjuba. Na disputa de 2022, obteve 52,66% dos votos válidos do município (no total, 6.913 votos). O segundo colocado, Milton Justus, ficou com 10,25% (1346 votos). Se patrocinar a campanha de Marcinho Borges, assumindo sua coordenação, o produtor rural passa a ser um candidato forte e tende a polarizar com o prefeito.

Milton Justus é cotado para a disputa. Considerando que foi bem votado em 2020, é um pré-candidato que tende a figurar como um dos favoritos. Assim como Marcinho Borges, é considerado um administrador competente na iniciativa privada. Pesquisas sugerem que é preciso dar um passo adiante, em termos de administração, na Prefeitura de Piracanjuba. (E.F.B.)