Ellen de Lima deve ser vice do prefeito Bodão em Piracanjuba

12 novembro 2023 às 00h00

COMPARTILHAR
Na eleição de 2020, Claudiney “Bodão” Antônio Machado, do União Brasil, foi eleito prefeito de Piracanjuba com apenas 26,37% dos votos válidos. A segunda colocada, Ellen Rezende de Lima, do PSB, obteve 24,87%. A diferença entre os dois foi de 191 votos.
A eleição foi disputadíssima. Tanto que o terceiro colocado, Cláudio Grilo, do PRTB, conquistou 21,72% e o quarto colocado, Milton “da Fap” Justus, do Cidadania (hoje no PDT), ficou com 20,25%. Juntos, Ellen de Lima, Cláudio Grilo e Milton da Fap obtiveram 8.551 votos — 5.178 votos a mais do que o prefeito Claudiney Bodão.

Ante o quadro de ampla polarização, Claudiney Bodão nomeou Ellen de Lima para a Secretaria de Assistência Social e deve bancá-la para vice, em 2024, daqui a 11 meses. A chapa ganhará, deste modo, consistência eleitoral, pois a jovem política é popular.
A vice-prefeita Lenizia Alves Canedo, do PSDB, rompeu com Claudiney Bodão e planeja disputar a prefeitura. De acordo com aliados do gestor municipal, ela estaria tentando montar uma frente política. “O problema é que a professora Lenizia está, politicamente, isolada. Já o prefeito está conquistando apoios novos”, afirma um ex-vereador.
A grande aposta do prefeito é a divisão das oposições. Porque, se vários candidatos forem lançados, a tendência é que seja reeleito, até pela força da máquina pública, com cerca de 30% dos votos — ou até menos (em 2020, ganhou com menos de 27%).
A pedra no caminho de Claudiney Bodão pode ser o produtor rural Marcinho Léo Borges, do PSD. Ligado ao deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil), é milionário e é bem avaliado na cidade. Em 2020, foi vice de Ellen de Lima.

Amauri Ribeiro tem uma força política extraordinária em Piracanjuba. Na disputa de 2022, obteve 52,66% dos votos válidos do município (no total, 6.913 votos). O segundo colocado, Milton Justus, ficou com 10,25% (1346 votos). Se patrocinar a campanha de Marcinho Borges, assumindo sua coordenação, o produtor rural passa a ser um candidato forte e tende a polarizar com o prefeito.
Milton Justus é cotado para a disputa. Considerando que foi bem votado em 2020, é um pré-candidato que tende a figurar como um dos favoritos. Assim como Marcinho Borges, é considerado um administrador competente na iniciativa privada. Pesquisas sugerem que é preciso dar um passo adiante, em termos de administração, na Prefeitura de Piracanjuba. (E.F.B.)