Elites partidárias não acreditam, mas o delegado Waldir pode ser a grande surpresa pra deputado federal
16 setembro 2014 às 08h02
COMPARTILHAR

Pesquisas para deputado federal e estadual são válidas quando feitas por regiões ou municípios, com o objetivo de definir a força dos postulantes nestas localidades. No entanto, em termos de todo o Estado, é praticamente impossível fazer uma pesquisa equilibrada a respeito. Um candidato a deputado pode ser eleito com os votos do Entorno do Distrito Federal, mas, se a pesquisa for feita, noutras regiões, como Norte, Sudoeste e Grande Goiânia, é possível que ele não seja citado pelos eleitores. Assim também ocorre com políticos de outras regiões, como o Sudoeste. Em 2010, Heuler Cruvinel (PSD) foi eleito deputado federal com os votos do Sudoeste, notadamente de Rio Verde, mas não aparecia em pesquisas referentes às outras regiões.
Mas há um dado curioso sobre a Grande Goiânia. As cúpulas partidárias avaliam que, dada a escassa estrutura financeira e falta de apoio político, o delegado Waldir Soares, candidato a deputado federal pelo PSDB, não será eleito. No entanto, pesquisas e levantamentos feitos na região sempre mencionam o tucano. O motivo? Não se sabe exatamente, mas é possível que as redes sociais e o intenso trabalho nas bases estejam “ajudando” o jovem político.
Na internet, o delegado Waldir é mais conhecido do que a maioria dos políticos. Não à toa é chamado de “Rei do Facebook”. Ele tem mais seguidores do que vários políticos consagrados. O que concluir? Que, “abertas” as urnas e apurados os votos, o policial pode surpreender e, de repente, ser eleito deputado federal. Quem viver, se quiser, verá — sempre afirma o tucano de bico cada vez mais longo.
