Novos personagens da política começam a colocar seus nomes para a disputa da Prefeitura de Nerópolis. “Sem o prefeito Gil Tavares na disputa, todos os pré-candidatos, mesmo os bancados pelo gestor municipal, são, por assim dizer, ‘japoneses’”, afirma um ex-vereador. Ele quer dizer que estão todos no mesmo nível, com nenhum se destacando.

Edinho do Posto estaria enfrentando uma crise no PSDB | Foto: Reprodução

Na verdade, ao menos segundo duas pesquisas, o empresário Edinho do Posto (Edson Soares de Paula), até por ter disputado eleição para prefeito em 2020 — é o seu recall —, aparece em primeiro lugar.

Porém, de acordo com um político local, Edinho do Posto estaria perdendo o controle do PSDB para o empresário Rodrigo Araújo, filho do ex-vereador Donizete Araújo. Recentemente, pelos WhatsApp, ele disse que não sairia do PSDB.

Zé Roberto: pré-candidato a prefeito de Nerópolis | Foto: Facebook

Dependendo do cenário político-eleitoral, o psiquiatra Vilmar Teixeira Jr. pode pleitear a prefeitura, em 2024, daqui a nove meses. Seu pai foi prefeito do município.

A vereadora Elisa Maria Caetano Rosa, a Elisa da Saúde, do PSD, tenta costurar uma aliança política para ser candidata. Ela é casada com o médico Nathan Francisco, dono de um hospital na cidade.

O problema de Elisa da Saúde é que o vice-prefeito Luiz Alberto Franco Araújo, do PSD, também planeja disputar a prefeitura. Ele é considerado do grupo de Gil Tavares, mas não pertence ao chamado núcleo duro, de convivência estreita com o prefeito.

Geyciane Rosa de Oliveira: secretária da Saúde | Foto: Facebook

Elisa da Saúde e Luiz Alberto são mesmo partido político, o PSD do senador Vanderlan Cardoso.

Com o apoio do deputado federal Glaustin da Fokus, Jones Rodrigues, do Podemos, também planeja disputar o pleito.

Zé Roberto e Geyciane Rosa

O núcleo duro de Gil Tavares tem dois nomes considerados mais consistentes: José Roberto Silva, secretário de Comunicação, e Geyciane Rosa de Oliveira, secretária da Saúde. Dos dois, o primeiro é mais próximo do prefeito. Mas a tendência é que pesquisas — quantis e qualis — definam o candidato do gestor municipal.

Luiz Stival: ex-prefeito de Nova Veneza | Foto: Divulgação do Agir

O ex-prefeito de Nova Veneza Luiz Stival diz que será candidato a prefeito de Nerópolis.

O PT ainda não definiu se irá lançar candidato a prefeito. Chegou-se a cogitar o nome do produtor rural Rodrigo Zani, mas as articulações não foram adiante. “Vou trabalhar para que as oposições se unam e lancem apenas um candidato. Porque, se saírem de três a quatro candidatos, a tendencia é que o postulante bancado por Gil Tavares seja eleito. A população clama por mudança, é um fato, mas é preciso afunilar em torno do candidato mais consistente e competitivo. Tudo o que o grupo do prefeito quer é que sejam lançados vários candidatos.”

Gil Tavares, Zé Roberto (centro) e Luiz Alberto Franco Araújo | Foto: Facebook

De fato, se estiveram no páreo Luis Alberto (ou Elisa da Saúde), Jones Rodrigues, Edinho do Posto, Luiz Stival e Vilmar Teixeira Jr., o candidato de Gil Tavares pode ser eleito com apenas 30% dos votos válidos. Basta, é claro, ser o mais votado. (E.F.B.)