Eleitores querem Kajuru, Delegado Waldir, Vanderlan e Maguito na disputa de Goiânia

Pesquisas mostram que os eleitores da capital não se interessam, até agora, pelos nomes bancados pelos dois senadores e pelo deputado federal

Jorge Kajuru, senador, é a principal aposta dos goianienses, ao menos neste momento |Foto: Reprodução

Os senadores Jorge Kajuru, do PSB, e Vanderlan Cardoso, do PP, e o deputado federal Delegado Waldir Soares, do PSL, dizem que não serão candidatos a prefeito de Goiânia em 2020. Kajuru banca o deputado federal Elias Vaz para a disputa. Vanderlan Cardoso estaria entre três amores: Lincoln Tejota, que sairia pelo PP, Francisco Júnior, do PSD, ou Elias Vaz, do PSB. Delegado Waldir afirma que apoiará o deputado estadual Major Araújo, do PSL.

Waldir Soares, deputado federal: um dos preferidos dos eleitores goianienses | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Eles apresentam seus motivos. Kajuru frisa que está bem no Senado e que vai cumprir o que combinou com seus eleitores, quer dizer, pretende ficar em Brasília. Vanderlan Cardoso sublinha para os aliados que tem um trabalho a fazer na capital da República e que o eleitor talvez não entenda o ato de disputar uma eleição em cima da outra. Delegado Waldir, como líder do PSL, conquistou espaço na política nacional e conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, por isso prefere permanecer na Câmara dos Deputados.

Vanderlan Cardoso, senador: eleitores avaliam que tem condições de administrar Goiânia |Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Entretanto, apesar de bancarem nomes consistentes e que se devem se tornar mais fortes com seus apoios, os três políticos citados são os que aparecem mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto. De fato, os levantamentos são extemporâneos, mas, ainda assim, são indicativos do quadro político (mais do que do eleitoral). Em duas pesquisas feitas há alguns dias, e cujos números os que a encomendaram preferem não divulgar, exceto as posições dos “pré-candidatos” (na verdade, nem isso são). Kajuru aparece em primeiro lugar — disparado. O segundo é o Delegado Waldir, seguido de Vanderlan Cardoso, este, praticamente empatado com Maguito Vilela, do MDB. O prefeito Iris Rezende vem a seguir, com Francisco Júnior nos seus calcanhares. Há pesquisas com números diferentes? É possível. Mas é provável que mostrem Kajuru, Delegado Waldir, Vanderlan Cardoso e Maguito Vilela mais ou menos embolados — com o primeiro descolando ligeiramente.

Maguito Vilela, por ter sido prefeito de Aparecida de Goiânia, tem a aprovação dos eleitores de Goiânia | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Inquiridos sobre quem tem condições de governar Goiânia, os eleitores citam Vanderlan Cardoso, Maguito Vilela, Delegado Waldir e Kajuru — nesta ordem. Eles apresentam Iris Rezende como um político a ser “respeitado” e, ao mesmo tempo, “superado”. “Parou no tempo” — é o que se diz. Dos emedebistas, Maguito Vilela é o mais bem avaliado na capital. Seu recall positivo tem a ver com o fato de ter sido prefeito de Aparecida de Goiânia, pois foi considerado um administrador eficiente. O recall não tem a ver com o fato de ter sido governador e senador. Francisco Júnior, o que não deixa de ser curioso, é desconhecido por grande parte dos eleitores. Apreciam inclusive suas ideias conservadoras. Mas aqueles que o conhecem o avaliam positivamente. O ex-senador Wilder Morais, do DEM, é bem avaliado por aqueles que sabem quem é ele. É visto como bem-sucedido fora da política. Paradoxalmente, assim como Francisco Júnior, não é muito conhecido.

Em suma, há um descompasso entre os líderes políticos e os postulantes que provavelmente apoiarão. Os eleitores estão mais interessados em Kajuru, Delegado Waldir e Vanderlan Cardoso do que naqueles que eventualmente poderão ser apoiados por eles — como Elias Vaz, Major Araújo e Francisco Júnior.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.