“Eleitor aposta que Eliton é um passo adiante e Caiado, um passo atrás”, diz governismo

Apoiadores sustentam que, enquanto os outros falam em propostas, José Eliton já está trabalhando e mostrando que sabe fazer

Felisberto Jacomo, Eduardo Zaratz, Roberto Naves, Sandes Júnior, Benitez Calil e Julio da Retífica: confiança na vitória de José Eliton

O Jornal Opção ouviu apoiadores do governador de Goiás, José Eliton (PSDB), pré-candidato à reeleição, e perguntou: “O postulante tucano, com quase três meses de governo, tornou-se mais conhecido. Agora vai?” Curiosa­mente, nenhum fez alusão a pesquisas de intenção de voto — e, de fato, o jovem político está em ascensão —, sugerindo que, numa primeira fase, relevante é que se firme como gestor eficiente e responsável.

Ligado ao deputado federal Roberto Balestra, Felisberto Jacomo frisa que há um quadro de polarização entre José Eliton e o pré-candidato do DEM, Ronaldo Caiado. “A novidade desta eleição é que o pré-candidato do MDB, Daniel Vilela, se tornou o nome da terceira via — quer dizer, ao menos no momento, que deixou de ser uma alternativa viável.”

Felisberto Jacomo destaca que o eleitorado percebe José Eliton como o político que prioriza a administração pública de qualidade. “Ele assumiu o governo, de maneira responsável, e está apresentando o que se pode denominar de ‘salto adiante’. Goiás cresceu mais do que o país em 2018. Ao mesmo tempo que mantém a responsabilidade fiscal, José Eliton trabalha para melhorar a vida dos goianos, o seu dia a dia. É o candidato da esperança contra o candidato da vindita” (referência a Ronaldo Caiado).

O presidente do Partido Verde, Eduardo Zaratz, sublinha que José Eliton está melhorando o dia a dia dos indivíduos. “A ampliação da qualidade da saúde em sua gestão ainda é subestimada. Os goianos sentem o pulso firme e preocupado com os cidadãos. Eles percebem que, com José Eliton, Goiás funciona e difere de outros Estados. Numa campanha, a estrutura, que chamamos de musculatura, é o que move os candidatos, os cabos eleitorais e os eleitores. Por isso, é possível que José Eliton vá para o segundo turno já em primeiro lugar. Caiado, vale lembrar, está estagnado há dois anos. Sua frente atual é inercial. Ele vai cair ainda mais.”

O prefeito de Anápolis, Ro­ber­to Naves PTB), é sucinto: “José Eliton é o candidato que tende a virar o jogo e ganhar a eleição. Hoje, polariza com Ronaldo Caiado, mas julgo ser possível que, no final, a disputa seja entre os candidatos tucano e emedebista, Daniel Vilela. O ajuste do marketing eleitoral, com a adequação ao pensamento dominante da sociedade, será decisivo para todos”.

O deputado federal Sandes Júnior (PP) frisa que o eleitor, hoje, está de olho em José Eliton. “E, importante, está aprovando-o como gestor. Depois, várias coisas — estrutura política, base partidária ampla (prefeitos, candidatos a deputado), o fato de ser jovem e decidido — vão pesar a seu favor. Pesquisas sugerem que está sendo visto como símbolo de renovação ‘na prática’, porque, ao contrário dos outros, já está ‘fazendo’.”

O ex-presidente do PSL Benitez Calil, do PSD, afirma que os eleitores detectaram algumas virtudes em José Eliton. “Ele tem credibilidade, é confiável e gera esperança de que Goiás vai não sair da linha e, ao mesmo tempo, vai melhorar.”

Montagem

O deputado estadual Júlio da Retífica (PTB) afirma que, no momento, o mais decisivo é o ânimo das próprias bases políticas que apoiam José Eliton. “Percebo que as pessoas estão se empolgando e sustentando que ele será eleito. No interior, ouço que José Eliton é ‘positivo’, ‘firme’ e ‘gestor eficiente’.”

O ex-deputado Frederico Jayme (PSDB) sustenta que, para além das pesquisas, “é possível perceber que José Eliton está crescendo e virando o jogo. A gente sente isto até nas conversas com as pessoas que não se envolvem diretamente com política partidária. Antes, na própria base, havia certo distanciamento, agora substituído por um otimismo racional. Quanto à sociedade organizada, sempre que ouve o governador, percebe-o como um gestor responsável. Há uma motivação mais ampla a favor de José Eliton, que as pesquisas já começam a registrar”.

O ex-prefeito de Catalão Jardel Sebba afirma que “José Eliton é o candidato daqueles que são progressistas e rejeitam as forças do retrocesso. Os eleitores querem dar um passo adiante, com José Eliton, e não um passo atrás, com Ronaldo Caiado”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.