O pecuarista Elder Galdino tinha um sonho: ser prefeito de Catalão pelo MDB. Não deu pé.

Por uma série de injunções políticas. Uma delas: Adib Elias é um líder político do Sudeste goiano. Ele tem força política em Catalão, Ouvidor, Três Ranchos, Nova Aurora, Goiandira, Ipameri e Pires do Rio. Elder Galdino concentra sua energia política em Catalão, com participação em Ouvidor, via o irmão Onofrim Galdino, ex-prefeito. E só. Por isso, para o projeto político-eleitoral de Daniel Vilela — disputar o governo de Goiás em 2026, daqui a dois e sete meses —, a recomposição com Adib Elias é mais relevante. A política envolve afeto, mas, ao fim e ao cabo, quem decide é a razão, a lógica. Não o coração.

Como perdeu o apadrinhamento de Daniel Vilela — de quem permanece amigo —, Elder Galdino busca outro apadrinhamento. Ele agora pertence ao grupo do deputado estadual Gustavo Sebba e do ex-prefeito Jardel Sebba, ambos do PSDB do ex-governador Marconi Perillo.

Como será o candidato do grupo Sebba a prefeito de Catalão, Elder Galdino chega como “general”, e não como “soldado raso”.

Marília Koppan Sebba: provável vice de Elder Galdino | Foto: Facebook

Na quarta-feira, 6, Elder Galdino completará 56 anos. O aniversário será comemorado no sábado, 9. Na data ele irá anunciará sua filiação ao PRD da deputada federal Magda Mofatto e do marqueteiro Jorcelino Braga e sua aliança poítica com o grupo Sebba.

Marília Koppan Sebba, irmã de Gustavo Sebba e filha de Jardel Sebba, será anunciada como vice de Elder Galdino. A turma do marketing sugere que ela participe da campanha como o nome de Marília Koppan, sem destaque para o Sebba. (E.F.B.)