Edward “quase” definido como único pré-candidato do PT em Goiânia
23 abril 2023 às 00h05
COMPARTILHAR
O professor Edward Madureira parece feliz com a nova ocupação em Brasília. Desde o dia 13 ele é assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma agência pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem sede no Rio de Janeiro. O órgão cuida de financiamento a investimentos, desde a pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado.
O ânimo redobrado se justifica: apesar de a nova missão o obrigar a ativar o “modo cigano”, tendo de se deslocar entre Brasília e a cidade carioca, como sua base é na capital federal, ele tem tempo para alinhavar sua pré-candidatura a prefeito de Goiânia nas próximas eleições.
Melhor: o PT já o tem como principal aposta para a disputa, o que não é pouco para alguém que é relativamente “cristão novo” no partido. Por uma questão de fila, a candidata natural seria Adriana Accorsi, que concorreu à Prefeitura em 2016 e 2022. Mas a deputada parece mesmo firme no intento de se concentrar inteiramente em suas ações no Congresso.
Outro nome possível seria Mauro Rubem, que voltou à Assembleia Legislativa este ano, após uma temporada na Câmara de Goiânia. De perfil combativo, ele tem base eleitoral capilarizada na capital e teria total condição de pleitear uma candidatura a prefeito.
Porém, no partido, o que há é a forte ideia de coesão. Tanto que Edward tem tido um bom e constante diálogo com Adriana e Mauro, bem como total sinal verde da direção petista para caminhar com a pré-candidatura.
Em outras palavras: tanto Edward já se sente como o nome do PT para a disputa em Goiânia como o partido parece ter de fato batido o martelo – ainda que definições na política sejam como a movimentação das nuvens, como uma vez definiu o sábio político Tancredo Neves.