Duas mulheres, Lúcia Vânia e Magda Mofatto, são as principais articuladoras de 2016

Lúcia Vânia (PSB) e Magda Mofatto (PR) saíram na frente e articulam com muito mais eficiência do que a maioria dos políticos de Goiás

Lúcia Vânia (PSB) e Magda Mofatto (PR) saíram na frente e articulam com muito mais eficiência do que a maioria dos políticos de Goiás

Goiânia é o laboratório para os possíveis candidatos às duas vagas para o Senado em 2018. Por isso praticamente todos os grandes nomes que devem disputar mandato para senador estão bancando candidatos a prefeito de Goiânia: Marconi Perillo (Giuseppe Vecci), Lúcia Vânia (Vanderlan Cardoso), Magda Mofatto (Waldir Delegado Soares), Vilmar Rocha (Francisco Júnior), Jovair Arantes (Luiz Bittencourt) e Wilder Morais (Sandes Júnior, que tende a ser vice de Vecci).
Mas, entre todos os nomes — o governador Marconi Perillo, do PSDB, é o único considerado hors concours (todos acreditam que uma vaga será dele, portanto só uma vaga estará de fato em jogo) —, duas mulheres articulam com mais desenvoltura e energia em todo o Estado, não apenas em Goiânia: a senadora Lúcia Vânia, do PSB, e Magda Mofatto, do PR. Dos homens, mas sem a vitalidade das duas mulheres, o que mais articula, ao menos no interior, é o senador Wilder Morais, do PP.

A primeira grande sacada foi de Lúcia Vânia, que, ao perceber que, se ficasse no PSDB, não disputaria a reeleição, em 2018, migrou para o PSB, assumindo sua presidência — e, de quebra, ganhou o apoio do PPS, dirigido por um sobrinho, o deputado federal Marcos Abrão. Sua candidatura, portanto, está garantida. Não há quem a retire do páreo. Mas a senadora não comemora vitórias paralisando suas ações. Pelo contrário, quase sempre ao lado de Marcos Abrão, circula por todo o Estado preparando a montagem de uma base eleitoral tanto para 2016 quanto para 2018. Em Goiânia, aposta em Vanderlan Cardoso, do PSB, para prefeito. Ele pode não ser eleito, mas sedimenta o partido na cidade com o maior número de eleitores do Estado. No Sudoeste goiano, banca o deputado federal Lissauer Vieira para prefeito. Ele filiou-se ao PSB recentemente. Em Cristalina, deve bancar Daniel do Sindicato para prefeito. A ex-tucana articula em vários outros municípios, em todo o Estado. Sua presença é registrada com frequência no Entorno de Brasília e no Nordeste goiano.

A deputada federal Magda Mofatto, como Lúcia Vânia, articula em todo o Estado. Há notícias sobre peregrinações e articulações no Norte, no Sudoeste, no Nordeste, no Entorno do Distrito Federal. Enfim, em praticamente todos os municípios. Na sua base, Caldas Novas, banca a reeleição do prefeito Evandro Magal, do PP. Mas sua principal aposta é em Goiânia, com o deputado federal Waldir Soares. Mas aos poucos, trabalhando por vezes silenciosamente, está colocando os pés em vários municípios goianos. A deputada, além de ter dinheiro — é uma empresária poderosa do ramo de hotelaria de Caldas Novas —, tem uma capacidade de trabalho que impressiona até seus aliados.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.