Donald Trump pode terminar seus dias de presidente como Richard Nixon
04 março 2017 às 09h51
COMPARTILHAR
Cidadãos dos Estados Unidos, se se cansarem das diatribes do presidente republicano, podem pressionar por sua retirada da Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comporta-se como se fosse um ditador da estirpe de Pinochet — quando é um democrata, que, acossado pela imprensa e pelas instituições, quase sempre recua. Sua retórica, até agora, tem sido mais virulenta do que suas ações. Algo, não sei exatamente o quê, sugere que pode terminar seus dias de presidente como Richard Nixon.
Richard Nixon confrontou vários jornais, notadamente o “Washington Post”, mas, para não sofrer impeachment, acabou renunciando à Presidência da República, em 1974. Era, na verdade, grande presidente, mas, com sua vocação espiã — um dos filhos da Guerra Fria —, acabou sucumbindo.
Donald Trump não tem o preparo intelectual de Richard Nixon, mas não é nenhum néscio e conta com auxiliares qualificados (a imprensa patropi parece confundir destempero e radicalidade com falta de preparo). Porém, se perder tempo confrontando as instituições, como a própria imprensa, não conseguirá governar. Não sobreviverá quatro anos. O país, se se cansar de suas diatribes, poderá pressionar por sua retirada da Casa Branca.