Disputar mandato de senador na base de Marconi não é o mesmo que “marconar”

Ronaldo Caiado: o deputado e Marconi  Perillo compartilham as mesmas bases políticas

Ronaldo Caiado: o deputado e Marconi Perillo compartilham as mesmas bases políticas

Informados pelo pré-candidato a governador de Goiás pelo PSB, Vanderlan Cardoso, de que não procura mais uma aliança com o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), os integrantes da Rede Solidariedade, de Marina Silva, decidiram por uma reaproximação. “Não dá para se aliar à direita”, disse o vereador Elias Vaz, líder da Rede, ao Jornal Opção. No PMDB, no caso de chapa pura com Iris Rezende como candidato a governador, Caiado poderia ser o candidato a senador? Poderia. Apesar das divergências históricas, o deputado e o ex-prefeito de Goiânia mantêm hoje um relacionamento sem conflitos.

Com Júnior Friboi, dado o contencioso histórico dos produtores de carne com o frigorífico da família Batista, uma composição seria mais difícil.

Com pretende ser candidato a senador, o que fará Caiado? Ele ainda não sabe. O que sabe é que deve disputar mandato de senador. En­tretanto, como sua base política participa do governo de Marconi Perillo, direta ou indiretamente, é menos complicado compor com o tucano-chefe. O democrata não morre de amores pelo líder do PSDB, mas as bases políticas de ambos são praticamente as mesmas. Compor com Marconi não é o mesmo que “marconar”, porque Caiado tem identidade política própria.

Numa coisa, Caiado é diferente de muitos políticos: não é um adesista e não trai. Aliar-se a um político, para ele, não significa endossar tudo aquilo que este político fez e faz. A política é a arte do possível. Aquilo que é ideal só existe mesmo nos livros… de ficção.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.