Disputa em Morrinhos pode ocorrer na base do prefeito Rogério Troncoso

André Luiz e Tércio Menezes podem terçar forças pela prefeitura, o que pode favorecer Tiago Mendonça, da oposição

Rogério Troncoso e André Luiz Dias Matos: aposta na renovação | Foto: Divulgação

O prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso (PTB), faz uma administração arrojada. Embora tido como mal-humorado e durão — uma espécie de Bolsonaro do Cerrado —, é apontado como gestor eficiente e, até onde se sabe, decente. O resultado é que, para a disputa da prefeitura em 2020, os dois principais candidatos são de seu grupo político, e não da oposição.

O secretário da Saúde, André Luiz Dias Matos — tido como um dos auxiliares mais competentes e trabalhadores (espécie de workaholic) —, é citado como candidato. Ele seria o postulante dos sonhos de Troncoso, porque, embora pertença à sua gestão e ao seu grupo político — ainda que seja filiado ao MDB —, é visto como renovação, sobretudo por ser jovem e atuante. O “drummond” no meio de seu caminho é o vice-prefeito Tércio Gonçalves Menezes, um político de matiz mais tradicional.

Tércio Menezes e Rogério Troncoso: parceiros políticos | Foto: Facebook

Inicialmente, Tércio Menezes ficou calado, não se apresentou como candidato. Mas agora está mandando recados para aliados e possíveis aliados de que, sim, pretende disputar a prefeitura e quer o apoio de Rogério Troncoso. Há a possibilidade de a base do prefeito partir para a disputa dividida? É difícil — porque o postulante que não obtiver o apoio do prefeito pode comprar caixão e vela preta —, mas não é impossível. A divisão favorece, sobretudo, o adversário do governismo.

Tiago Mendonça: nome que possivelmente será bancado por Caiado em Morrinhos

O prefeito deve usar pesquisas internas e observar o princípio da capacidade de agregação de aliados para definir qual será o candidato de sua base política. No momento, André Luiz largou na frente. Mas Tércio Menezes está apertando o passo, tentando encostar nos seus calcanhares. São dois nomes de qualidade. Morrinhos ganhará com a vitória de qualquer um deles.

A oposição está tateando, com um ou dois nomes. O mais cotado é o produtor rural Tiago Mendonça — que tende a obter o apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Ele conta com a possibilidade de divisão na base de Troncoso — o que pode favorecê-lo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.