Reproduzir palavrão contra o presidente da Assembleia Legislativa, um líder sereno e ponderado, é ampliar a voz dos idiotas

Presidente Hélio de Sousa | Foto: Marcos Kennedy
Presidente Hélio de Sousa | Foto: Marcos Kennedy

O que se pode dizer de Helio de Sousa, médico, ex-prefeito de Goianésia, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Goiás? Muita coisa, menos que não contribuiu e contribui para o crescimento e desenvolvimento de Goiás.

Millôr Fernandes, o filósofo do humor e autêntico polímata, numa polêmica com um diplomata a respeito de uma tradução de Shakespeare, disse uma frase tão precisa quanto verdadeira: “Não se amplia a voz dos idiotas”. Portanto, reproduzir o palavrório ou palavrão de um parlamentar, longe de contribuir para a liberdade de expressão, é praticamente endossá-lo.

Helio de Sousa é um político diferenciado. O tucano não lidera pelo grito, e sim pelo bom senso, pelo argumento. David Klatell, professor da Columbia Journalism School, disse: “Não me importa o que você pensa, mas sim o que você faz”. Democrata, Helio de Sousa é assim — o que incomoda os que não estão acostumados com sua civilidade.