Delegado Waldir teve 26,96% dos votos de Goiânia para deputado e 10,48% para prefeito. Ficou menor

O candidato do PR a prefeito perdeu capital eleitoral em Goiânia. Terá dificuldade de se reeleger a deputado em 2018? Talvez não. Depende de sua atuação em Brasília

Waldir Soares 2456

O delegado Waldir Soares, candidato derrotado do PR a prefeito de Goiânia, obteve 71.727 votos, quer dizer, 10,48% dos votos válidos. Na eleição para deputado federal, há dois anos, em 2014, o parlamentar, que era do PSDB, obteve 178.708 votos, isto é, 26,96%.

Em termos percentuais, o delegado Waldir Soares perdeu 16,48% e, em termos de votação, perdeu 106.981 votos. Noutras palavras, em termos eleitorais, o deputado perdeu terreno. Até porque, como candidato a prefeito, disputou com seis adversários, portanto teoricamente sua votação deveria ter sido maior. Para deputado, disputou com centenas e, mesmo assim, obteve uma votação extraordinária.

Waldir Soares ficou “menor”, mas não se sabe se isto terá reflexos na sua candidatura à reeleição em 2018. Vai depender, possivelmente, de sua atuação como deputado federal. Se conseguir aprovar — e não apenas apresentar — projetos consistentes, na área de segurança pública e outras, é provável que seja reeleito. O republicano ainda tem capital eleitoral e o eleitor costuma diferençar candidato para o Executivo e candidato para o Legislativo.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.