Delegado Waldir e Adib Elias são cotados para secretarias de Segurança e Governo de Caiado

Aliados apostam que candidato do governo a governador será eleito no primeiro turno e começam a discutir a formatação do secretariado. Zacharias Calil e Lívio Luciano são cotados

Consta que o candidato do DEM a governador, Ronaldo Caiado, não comenta sobre o assunto. Mas os aliados falam frequentemente a respeito. Como o postulante do Democratas tem chance de ser eleito no primeiro turno, segundo as pesquisas de intenção de voto, há quem avalie que é preciso mesmo pensar a respeito dos próximos secretários. Se a eleição for decidida no dia 7 de outubro, o líder democrata terá apenas 84 dias para definir os nomes de seus auxiliares. Por isso os chefões da campanha começam a especular sobre o secretariado.

Comenta-se que Ronaldo Caiado vai pedir sugestões, mas as principais áreas, notadamente as chamadas técnicas, terão indicações pessoais do senador. O secretário da Educação deve buscado na Bahia, possivelmente uma indicação do prefeito de Salvador, ACM Neto.

Delegado Waldir Soares: deputado federal com forte ligação no meio policial |Reprodução

Segurança Pública

O nome preferido de Ronaldo Caiado era o deputado federal João Campos. Porém, como o presidente do PRB decidiu apoiar Daniel Vilela, o nome mais cotado passou a ser o deputado Delegado Waldir Soares, do PSL. Ligado a Jair Bolsonaro, se este for eleito presidente da República, seria, como secretário, uma porta aberta no Palácio do Planalto.

Um ex-deputado frisa que Waldir Soares já teria sido sondado pelo próprio Ronaldo Caiado. “Ele é decente e conhece o assunto”, afirma o ex-parlamentar.

Ronaldo Caiado e Lívio Luciano: o deputado orienta o senador em questões fiscais | Reprodução

Secretaria da Fazenda

Há quem aposte que Ronaldo Caiado, se eleito, pretende trazer uma sumidade de outro Estado — talvez da Bahia. Mas o deputado estadual Lívio Luciano, do Podemos, está cada vez mais próximo do democrata, dando-lhe uma espécie de assessoria informal. Por ser auditor fiscal, o parlamentar é bem aceito pelo Fisco. O senador Wilder Morais, do DEM, e Eurípedes Barsanulfo também têm sido mencionados.

Zacharias Calil : apontado como decente e competente

Secretaria da Saúde

O nome mais cotado para a Secretaria da Saúde é o médico Zacharias Calil, um médico de prestígio nacional e muito próximo de Ronaldo Caiado. Seria uma escolha pessoal do senador. Ele é candidato a deputado federal pelo DEM.

Lincoln Tejota: peso decisivo na Agehab e Agetop | Foto: Divulgação

Agetop e Agehab

Caberia ao vice de Ronaldo Caiado, o deputado Lincoln Tejota, indicar os presidentes da Agetop e da Agehab. Os dois políticos estão cada vez mais próximos. No início não havia sintonia, até por causa da diferença de idade, mas eles conseguiram enturmar-se.

Adib Elias e Ronaldo Caiado: ligação estreita | Reprodução

Secretário de Governo

Adib Elias é hors-concours: poderá escolher o cargo que quiser. Motivo: levou parte do MDB para a campanha do senador. Ele é cotado para a Secretaria de Governo — que seria transformada numa supersecretaria, com o objetivo de criar base parlamentar para garantir a governabilidade. Por ter sido deputado estadual, e conhecer meio mundo político, Adib Elias é o nome considerado adequado.

José Nelto: se não for secretário, pode fazer a indicação | Arquivo

Secretaria de Comunicação

Se não for eleito deputado federal, o secretário pode ser José Nelto — assim como Lívio Luciano (que mostrou eficiência como secretário da Comunicação numa das gestões de Iris Rezende como prefeito de Goiânia). Jornalistas do primeiro time, Paulo Beringhs, Cileide Alves, Filemon Pereira, Eduardo Horácio, Vassil Oliveira e Érika Lettry também são cotados. Um deles pode ficar com a chefia da Assessoria de Imprensa. Ronaldo Caiado aprecia a moderação de Vassil Oliveira.

Samuel Belchior, um dos operadores de Caiado no MDB| Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Chefe de gabinete

Samuel Belchior é um dos nomes mais cotados para a chefia de Gabinete. Assim como para a Agehab.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.