O clima no PSD, desde que o senador Vanderlan Cardoso assumiu a presidência, é de velório, quer dizer, de debandada geral. Um prefeito influente disse, em off, ao Jornal Opção, no sábado, 24: “O que se comenta, em todo o Estado, é que aquele prefeito que permanecer filiado ao PSD estará contra o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e contra o vice-governador Daniel Vilela (MDB). Pensando nisto, a maioria, talvez todos, quer sair, e o mais rápido possível, do partido. O último a sair deixará a luz para ser apagada por Vanderlan”.

Em Rio Verde, ao perceber que Vanderlan Cardoso planeja lançar Lissauer Vieira para prefeito, dois vereadores já anunciaram que não ficarão no PSD. Assim que surgir a janela partidária, Soldado Fernando e Orestes da Habitação vão trocar o PSD por um partido que apoia a gestão do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (União Brasil).

Fernando Pellozo, prefeito de Senador Canedo, e Ronaldo Caiado, governador de Goiás | Foto: Leoiran/Jornal Opção

Assim, o PSD em Rio Verde, município mais próspero do Sudoeste, ficou com dois “coronéis”, Lissauer Vieira e Dannillo Pereira, o vice-prefeito, mas perdeu os soldados. Soldado Fernando e Orestes da Habitação levarão toda a estrutura que criaram, nos últimos anos, para apoiar o candidato de Paulo do Vale para prefeito — possivelmente, Wellington Carrijo (MDB).

A principal perda foi a do prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, que trocou o PSD pelo União Brasil do governador Ronaldo Caiado. Candidato à reeleição, o jovem gestor lidera todas as pesquisas de intenção de voto.

Marconi Perillo e Vanderlan Cardoso: possíveis aliados em Goiânia | Foto: Reprodução

Na disputa de 2020, Fernando Pellozo obteve o apoio de Vanderlan Cardoso. Para 2024, havia notícias, de bastidores, que, na hora agá, o senador planejava puxar o tapete do gestor municipal e lançar outro candidato pelo PSD. Inteligente e sagaz, o prefeito não quis repetir o exemplo do ex-prefeito Túlio Sérvio, que teve o tapete puxado pelo presidente do PSD e não pôde ser candidato à reeleição.

Fernando Pellozo é um gestor sério, moderno e competente. Ele tem o apreço do governador Ronaldo Caiado, que operou sua filiação.

Soldado Fernando Aguiar: vereador está deixando o PSD | Foto: Site da Câmara Municipal de Rio Verde

Outra saída, até pelo caráter simbólico, que vai abalar o PSD é a do presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Carlão da Fox. O prefeito de Goianira disse ao Jornal Opção que ainda não saiu, mas está conversando com líderes do PL (senador Wilder Morais, de quem é sócio em loteamentos), do União Brasil (governador Ronaldo Caiado) e do MDB (vice-governador Daniel Vilela).

No momento, o PSD tem nove prefeitos. Nos próximos dias, tende a perder pelo menos mais cinco, os demais também não ficarão, ao menos é o que afirma um prefeito, que ainda não saiu, mas já está à espera de convites de líderes partidários.

Orestes da Habitação: deixando o PSD | Foto: Site da Câmara Municipal de Rio Verde

Não há, entre os líderes municipais, nenhum entusiasmo com a gestão de Vanderlan Cardoso no PSD. Dois prefeitos relutam em sair, mas tendem a sair, alegando que, como senador, o político de Senador Canedo tem ajudado os municípios. “Não vou ficar contra o governador Ronaldo Caiado”, afirma um deles. “Não quero ficar isolado, ainda mais com a crise que está afetando tanto as prefeituras”, afirma o outro gestor.

A tendência é que, para a disputa da Prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso marche sozinho, ou melhor, com seu “fiel” escudeiro, o deputado Ismael Alexandrino (que teve seu nome conhecido em Goiás graças a Ronaldo Caiado, mas optou por acompanhar um adversário do governador). (E.F.B.)

9 prefeitos do PSD: qual vai ficar contra Caiado e Daniel?

1

Alto Horizonte — Luiz Borges da Cruz (conhecido como Borges)

2

Araçu — Milton Lemes de Paula

3

Campos Belos — Pablo Geovanni Moreira Batista

4

Goianira — Carlão da Fox (Carlos Alberto Andrade Oliveira)

5

Inhumas — João Antônio Ferreira

6

Ipiranga de Goiás — Alex “Gás” de Queiroz

7

Morro Agudo de Goiás — Anatair (Natair) Antônio Santana

8

Niquelândia — Fernando Carneiro da Silva

9

Rubiataba — Padre Weber Sivirino da Costa