Datafolha indica que Lula ganha de Bolsonaro no 2º turno: 55% a 32%

No primeiro turno, Lula da Silva tem 41% e o presidente Bolsonaro tem 23%. O terceiro colocado é Sergio Moro, com 7%

Jair Bolsonaro e Lula da Silva: o petista descolou do presidente | Foto: Reprodução

Pesquisa de intenção de voto (estimulada) do instituto Datafolha, divulgada na quarta-feira, 12, indica Lula da Silva, do PT, com 41% e o presidente Jair Bolsonaro, sem partido, com 23%. No segundo turno, o petista venceria o presidente por 55%a 32%.

Os demais pré-candidatos obtiveram os seguintes números: Sergio Moro (sem partido), 7%; Ciro Gomes (PDT), 6%; Luciano Huck (sem partido),4%; João Doria (PSDB), 3%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, portanto os postulantes do centro estão, tecnicamente, empatados.

Luiz Henrique Mandetta, do partido Democratas, aparece com 2%, empatado com João Amoêdo, do partido Novo.

O Datafolha ouviu 2.071 eleitores, em 146 municípios de todo o Brasil, entre terça-feira, 11, e quarta-feira, 12. O levantamento é presencial.

Desidratação gigante de Bolsonaro

A desidratação de Bolsonaro é gigantesca. A pesquisa mostra que Lula da Silva finalmente descolou.

Um dos problemas de Bolsonaro, tudo indica, é que, se julgando teflon, como Lula da Silva outrora, parece acreditar que não tem de responder as críticas a sério. Preferindo o ataque à explicação que todos querem ouvir. A pandemia do novo coronavírus, que já matou 425 mil pessoas, pode ser acabar enterrando o sonho de reeleição do presidente. A Covid-425 mil pode representar sua cova eleitoral.

O capital eleitoral de Bolsonaro ainda é alto, mas está em fase de deterioração. Dará tempo de recompô-lo? É provável que sim. Mas Lula da Silva descolou muito, o que sinaliza que o esforço de Bolsonaro para se recuperar deverá ser hercúleo. É provável que terá de lutar, daqui pra frente, para não cair para terceiro lugar, ficando atrás de um candidato de centro. Se os eleitores que não querem o PT — mas, a rigor, não são bolsonaristas-raiz — perceberem que não tem chance contra Lula possivelmente trocarão de candidato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.