Em Ipameri, as pesquisas internas dos partidos (trackings) já começam a definir como será a disputa eleitoral em 2024. Um destes levantamentos de intenção de voto a que o Jornal Opção teve acesso revela que há, de fato, um clamor pela volta da ex-prefeita Daniela Carneiro (PSDB). Ela aparece tecnicamente empatada com o atual prefeito, Janinho Pacheco (Podemos) em intenções de voto e em rejeição nas pesquisas espontâneas. Ela desponta, entretanto, na estimulada.  

O que explica o fato de que o atual prefeito terá dificuldades para se reeleger, mesmo com a máquina na mão, é uma impressão negativa que população possui dele: se diz na cidade que Pacheco não é prefeito sozinho, e que existe um grupo de assessores que o pressiona e manipula. Fontes no município afirmam que a imagem do atual prefeito é a de um homem honesto e “de bem”, mas sem controle sobre a gestão. 

O tempo está a seu lado, entretanto. Se, na eleição de 2020, Janinho Pacheco foi eleito com apenas 380 votos a mais que a segunda colocada, Ludmila Cozac, ela agora aparece bastante atrás nas pesquisas. Outro adversário que já foi considerado importante no passado tem se revelado difícil de viabilizar – trata-se de Bartô do Veronica (UB). Sua taxa de rejeição é, disparada, a mais alta entre os concorrentes.