As oposições em Santa Helena de Goiás têm uma seleção de candidatos. São dois nomes consistentes — todos com chance de derrotar o candidato do prefeito João Alberto.

Os craques da seleção do MDB são, em ordem alfabética: Iris Parreira (foi candidato a prefeito na disputa passada e, mesmo lutando contra a força da máquina pública, obteve quase 45% dos votos válidos) e Rones Ferreira (vereador). E há, claro, o “técnico” e “general” eleitoral — Judson Lourenço.

Na terça-feira, 28, parte da cúpula do MDB de Santa Helena — Rones Ferreira (um campeão de votos) e Iris Parreira — se reuniu com o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, presidente estadual do partido, e com o deputado estadual Lucas do Vale, uma das revelações políticas do MDB de Rio Verde, no Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia.

Daniel Vilela manifestou satisfação a respeito da força do MDB no Sudoeste goiano. O partido planeja fazer barba (Rio Verde, com Wellington Carrijo), cabelo (Jataí, com Humberto Machado), bigode (Mineiros, com Aleomar Rezende) e cutícula (Santa Helena de Goiás, com Iris Parreira ou Rones Ferreira).

De acordo com o vice-presidente estadual do MDB, Manuel Cearense, Iris Parreira e Rones Ferreira são, juntos, um exército de dois homens. “Um deles vai ser prefeito de Santa Helena entre 2025 e 2028. Anote e, se quiser, me cobre depois. Em 2020, Rones foi o mais votado para vereador. Em 2022, na disputa para deputado estadual, conquistou 12.917 votos… só em Santa Helena. Obteve 61,22% dos votos válidos. Frise-se que o segundo colocado, Gilmar Alves, ficou com 1473 votos (meros 6,98%). Já o dentista e produtor rural Iris Parreira é um jovem com história altamente positiva. Em 2020, se tivesse uma estrutura um pouco maior, teria sido eleito. Perdeu para o poder da máquina”.

Seguindo pelo mesmo caminho, Daniel Vilela aposta que o MDB fará o próximo prefeito de Santa Helena. Um ex-deputado brinca: “A única coisa realmente certa é que o próximo prefeito de Santa Helena terá ‘rreira’ no sobrenome. Quer dizer, será Parreira ou Ferreira”. (E.F.B.)