Confira 22 candidatos a prefeito mais fortes em Goiás

31 dezembro 2023 às 00h01

COMPARTILHAR
Com base em pesquisas e opiniões de políticos e analistas locais, o Jornal Opção elaborou uma lista de alguns dos mais fortes candidatos a prefeito em 22 municípios de Goiás. As eleições serão disputadas daqui a nove meses, em 2024, e os políticos — ao menos os profissionais — já estão com seus “times” praticamente escalados. A lista a seguir está disposta em ordem alfabética, e não de relevância política. Deu-se prioridade às grandes cidades e, também, a municípios-polos.
1
Adriana Accorsi/Goiânia

A deputada federal tem o apoio do presidente Lula da Silva e de seu partido. O PT sempre teve grande eleitorado na capital — tanto que elegeu três prefeitos: Darci Accorsi (pai da parlamentar), Pedro Wilson e Paulo Garcia. A petista é forte e as pesquisas de intenção de voto a apontam em segundo lugar, e em ascensão.
2
Aleomar Rezende/Mineiros

O prefeito, filiado ao MDB, conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do vice-governador Daniel Vilela (MDB). Sobretudo, faz uma gestão arrojada e moderna. Ele vai enfrentar uma pedreira — seu tio Agenor Rezende. Mas as pesquisas já o apontam com larga margem de frente.
3
Antônio Gomide/Anápolis

O deputado estadual do PT aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Como explicar: se Anápolis é uma cidade conservadora, de acordo com o consenso, por que um petista lidera, e com relativa folga?. Talvez porque, sendo um político moderado, o parlamentar é visto como “pouco petista”. Outra possível causa: as direitas locais ainda não conseguiram definir seus candidatos. Subestimar Antônio Gomide pode ser um grave erro político.
4
Azarias Machadinho/Uruaçu

Líder nas pesquisas de intenção de voto, o empresário é “o” verdadeiro representante da base governista no município. Filiado ao MDB, não quer saber de manter o prefeito Valmir “Perillo” Pedro “vivo”, em termos políticos, a partir de 2025. O candidato do União Brasil é bancado pelo gestor tucano, um dos maiores marconistas de Goiás. Ozires Ribeiro funciona como uma espécie de cavalo de Tróia, o que é uma pena porque é um empresário de valor.
5
Bruno Peixoto/Goiânia

Filiado ao União Brasil, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás está melhorando seus índices nas pesquisas e começa a se consolidar como “o” candidato da base governista na capital. Como retirá-lo do páreo se ameaçar, eleitoralmente, tanto Vanderlan Cardoso quanto Adriana Accorsi?
6
Diego Sorgatto/Luziânia

O prefeito, do União Brasil, é o favorito na cidade mais importante — inclusive em termos de PIB — do Entorno de Brasília. Sua vice, rompida, tende a ser candidata. Mas o gestor moralizou a prefeitura e tem o que mostrar para a população. Não é do tipo de político que só faz discursos.
7
Dione Araújo/Itumbiara

O prefeito (do União Brasil) é visto como ótimo gestor e não muito bom político, porque não aprecia tapinhas nas costas. Mas, como recuperou a prefeitura e tem o que mostrar, tende a ser reeleito. Mas vai enfrentar uma pedreira — o popularíssimo Gugu Nader.
8
Fernando Pellozo/Senador Canedo

O prefeito lidera as pesquisas de intenção de voto, com Divino Lemes (PSDB) em segundo lugar. Ele representa um avanço em termos administrativos e probidade. A oposição já está explorando problemas nas áreas de saúde e abastecimento de água.
9
Delegada Fernanda/Formosa

No momento, a vereadora é a favorita. Mas políticos como Tião Caroço afiançam que o quadro não está definido. “Ela pode se desidratar assim que nosso grupo lançar um candidato”, afirma o ex-deputado.
10
Gugu Nader/Itumbiara

O deputado estadual do Agir (cobiçado pelo PL) vai enfrentar Dione Araújo. Ele está bem avaliado nas pesquisas de intenção de voto. O que lhe falta é a estrutura do prefeito. Ademais, o líder local do União Brasil tem o apoio do governador Ronaldo Caiado, de quem é aliado e amigo.
11
Humberto Machado/Jataí

O emedebista figura em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Mas a oposição ainda não definiu seus candidatos. Consta que há uma certa fadiga de material em relação ao prefeito, mas não há um político com estatura adequada para agregar a insatisfação. O Agro planeja lançar o vice, Geneilton Assis (PL), para prefeito. Há quem acredite que possa surpreender o gestor municipal.
12
Lêda Borges/Valparaíso de Goiás

A deputada federal perdeu para Pábio Mossoró, em 2020. No momento, lidera as pesquisas de intenção de voto. Mas vai enfrentar um grupo unido e ampliado, o do prefeito, que deve bancar o secretário Marcus Vinicius. A parlamentar é filiada ao PSDB.
13
Lucas Antonietti/Águas Lindas

O médico não é um gestor da estirpe de Hildo do Candango, mas, até por ser prefeito, é o favorito. E mais: terá o apoio de Candango, que, se fosse candidato, poderia destroná-lo. Deve trocar o Podemos pelo União Brasil.
14
Márcio Corrêa/Anápolis

O dentista, empresário e suplente de deputado federal é um nome considerado consistente e está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás apenas de Antônio Gomide. Se unir as direitas, pode se tornar um candidato imbatível. Tende a trocar o MDB pelo PL ou pelo União Brasil.
15
Marcus Vinicius/Valparaíso

Aparece atrás de Lêda Borges, mas, com o apoio do prefeito Pábio Mossoró, é um candidato consistente. Ele tem condições de vencer a deputada federal. Deve ser candidato pelo União Brasil.
16
Marden Júnior/Trindade

Trindade pode ter candidato único? Não se sabe. Mas a informação que se tem é que Marden Júnior é o favorito absoluto. Faz uma gestão eficiente e agregadora. Por isso não tem um rival de peso. É do União Brasil.
17
Professor Alcides/Aparecida de Goiânia

O deputado federal figura em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Mas não tem uma coisa que o prefeito Vilmar Mariano tem: o apoio de Gustavo Mendanha, do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela. É do PL.
18
Rones Ferreira/Santa Helena

Rones Ferreira (MDB) foi o vereador mais votado nas eleições de 2020 e é apontado como o político mais popular da cidade do Sudoeste goiano. O MDB tem um segundo nome forte — o dentista Iris Parreira.
19
Vanderlan Cardoso/Goiânia

O que falta ao senador do PSD é grupo político. Até aliados brincam: “O grande aliado de Vanderlan é o Cardoso”. Ele está só — solamente só. Ainda assim, é forte — tanto que está em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto (só aparece em segundo lugar se o nome de Gustavo Mendanha é citado).
20
Vanuza Valadares/Porangatu

A prefeita, do União Brasil, começou mal — chegou até a ser investigada pela Polícia Federal. Porém, depois de expurgar alguns secretários não competentes, sua gestão melhorou e há obras para mostrar. Vai enfrentar um candidato jovem e motivado: o empresário Rafael do Charque (Podemos). Se conseguir convencê-lo a aceitar sua vice, aí é babau — estará praticamente reeleita.
21
Vilmar Mariano/Aparecida de Goiânia

O prefeito, filiado ao MDB, tem o apoio do eleitor número um do município: Gustavo Mendanha. Assim que suas imagens forem conectadas de maneira mais estreita é possível, até, que supere Professor Alcides… no primeiro turno. Fantasia? Talvez não.
22
Wellington Carrijo/Rio Verde

O jovem médico, que tende a trocar o MDB pelo União Brasil, tem o apoio do eleitor número 1 do município — o prefeito Paulo do Vale (União Brasil). Mas é claro que terá de trabalhar muito, porque não há favas contadas em política. (E.F.B.)