Comunicação da Prefeitura de Goiânia ganha espaço nacional positiva e gratuitamente

Ao chamar Goiânia de Polo Norte do Cerrado, ao tornar o banho matinal facultativo e ao adotar uma campanha de doação de agasalhos, a prefeitura conquistou o país

Não há dúvida de que o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), é um político relativamente discreto (não aprecia excessos e populismos). Mas ele está surpreendendo a sociedade civil e a sociedade política por ser rápido nas decisões e por se manter aberto ao diálogo. No plano das obras, está procurando terminá-las para contribuir para o reordenamento urbano, como a melhoria do tráfego de automóveis.

Rogério Cruz: prefeito de Goiânia l Foto: Jackson Rodrigues/Prefeitura de Goiânia

Começa-se a cristalizar a ideia de que Rogério Cruz é um gestor que faz e que se mantém aberto ao novo, por exemplo à arte. A composição de seu secretariado mostra uma diversidade que está agradando a sociedade.

Em alguns viadutos começa-se a notar a humanização da cidade — grafites dão um colorido, vida, ao concreto. Há, por assim dizer, uma modernização das ruas, cristalizando a ideia de que a capital é uma cidade cosmopolita.

Recentemente, adotando um estilo semelhante ao humor de “O Pasquim” — o célebre jornal editado por Tarso de Castro, Jaguar, Ziraldo e Millôr Fernandes —, a Prefeitura de Goiânia divulgou um decreto nas redes sociais sugerindo que, devido ao frio intenso dos últimos dias, o banho matinal será “facultativo”. Claro que só enquanto o frio persistir.

Tony Carlo: secretário de Comunicação da Prefeitura de Goiânia | Foto: Reprodução

Brincando, o decreto postulou que a cidade de Goiânia mudaria o nome para “Polo Norte do Cerrado”.

A ideia bem-humorada (uma grande sacada) seguiu-se uma de caráter prático e humano: uma campanha pela doação de agasalhos, cobertores e calçados para as pessoas em situação de rua.

O que tudo significa tudo isto? Que o prefeito e sua assessoria são bem-humorados e estão de bem com a vida. Noutras palavras, fica evidente que há pessoas “criando” um “clima pra cima” — positivo — na prefeitura. Por intermédio de uma brincadeira, seguida de uma decisão acertada, a campanha de doação de agasalhos, a Prefeitura de Goiânia ganhou espaço em toda a mídia nacional… positiva e gratuitamente.

O fato inconteste é que Rogério Cruz comunica bem. Graças aos seus próprios méritos, pois aprecia o contato com as pessoas, e também aos préstimos do jornalista Tony Carlo, seu secretário de Comunicação.

Tony Carlo é um jornalista que entende de comunicação pública e, inclusive, de publicidade. Em pouco tempo, o profissional repaginou a comunicação da prefeitura.

Uma resposta para “Comunicação da Prefeitura de Goiânia ganha espaço nacional positiva e gratuitamente”

  1. Avatar João Aquino Batista disse:

    Não sei quão inteligente é chamar uma cidade pelo nome de uma região geográfica que é quase um continente e não uma cidade. Outra derapada é que Goiânia nem foi a cidade que registrou as menores temperaturas em Goiás. Francamente, achei a peça publicitária um tanto tola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.