O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, costuma deixar as coisas correrem, para ver como se ajeitam. Porém, no momento adequado, costuma interferir, ajustando, por assim dizer, o “leito do rio”.

Em Itumbiara, cidade mais importante da região Sul, o prefeito Dione Araújo — o Dione da Famóveis —, do União Brasil, faz uma gestão moderna. Depois de muitos anos de caos, em decorrência da ação de políticos populistas, ele conseguiu ajustar a máquina e está modernizando a política e a administração pública.

Porém, de acordo um expert em política, há a tendência da prevalência do “pão e circo” na cidade. Por isso, mesmo fazendo uma administração avançada, que está colocando Itumbiara nos eixos do desenvolvimento, Dione Araújo corre o risco de perder para o populista Gugu Nader (Agir), herdeiro político de José Gomes da Rocha (assassinado, há alguns anos, quando estava em campanha para a prefeitura).

Gugu Nader: deputado estadual pelo Agir | Foto: Divulgação

Gugu Nader é mais gestor do que Dione Araújo? Não é. Mas, com seus sopões gigantes, é mais popular.

No fundo, Gugu Nader quer permanecer na Assembleia Legislativa. Porém, alega que Dione Araújo o persegue, inclusive tenta evitar sua aproximação com o governador Ronaldo Caiado, o que não tem conseguido.

Com algum afago, observando a capacidade de agregar do governador Ronaldo Caiado, Dione Araújo pode conseguir aproximar Gugu Nader de sua gestão.

Uma aliança entre os dois políticos será possível? Talvez. Mas primeiro eles precisam conversar — sozinhos e sem intermediários — de maneira racional e sem arrogância. Depois, por certo, Ronaldo Caiado poderá entrar em campo para sedimentar a aliança.

Não se faz política — ao menos para aqueles que querem ser eleitos e reeleitos — sem negociação de espaço. Gugu Nader está muito bem com o governador Ronaldo Caiado, mas não está nada bem com Dione Araújo. Quem mais pode perder com isto? Itumbiara e o prefeito.

Se Dione Araújo ficar oito anos na prefeitura será um sopro de renovação política e administrativa — que, mais tarde, os moradores de Itumbiara vão agradecer. Entretanto, para levar bons projetos adiante, é preciso ganhar eleições. O prefeito ganhou uma e pode ganhar a segunda. Porém, no momento, sua reeleição está sob ameaça. A popularidade de Gugu Nader está em alta. Portanto, é hora de compor — antes que seja tarde, muito tarde, e as arestas se tornem intransponíveis.