Com Maguito na disputa, Caiado deve bancar Zacharias Calil ou Wilder Morais em Goiânia
10 maio 2020 às 00h00
COMPARTILHAR
O governismo quer apoiar Iris Rezende. Sem ele, deve apostar no deputado federal ou no ex-senador
O deputado federal Zacharias Calil é visto como o candidato dos sonhos do DEM, sobretudo se Maguito Vilela for o candidato a prefeito do MDB. Se o postulante emedebista for Iris Rezende, o governador Ronaldo Caiado (DEM) tende a apoiá-lo.
O fato é que Zacharias Calil não tem interesse em disputar — planeja postular mandato de senador em 2022 —, mas dificilmente deixará de atender um pedido do governador Ronaldo Caiado, que, além de aliado, é seu amigo. Há um argumento convincente: se quer ser candidato a senador, o médico e deputado precisa se fortalecer na capital do Estado — que conta com quase 1 milhão de eleitores (mais do que todo o eleitorado de Aparecida de Goiânia, Anápolis, Luziânia e Rio Verde juntas).
Se Zacharias insistir que não será candidato, o DEM deve buscar uma composição com o ex-senador Wilder Moraes.
O PSC definiu Wilder Morais como seu pré-candidato a prefeito de Goiânia. Sem o apoio do governador Ronaldo Caiado, a candidatura terá escasso apoio político e apelo eleitoral, ainda que tenha uma poderosa estrutura articulada pelo ex-senador.
Se tiver o apoio de Ronaldo Caiado, assim como o apoio de Zacharias Calil, Wilder Morais passa a ser um candidato competitivo. O governador é popular na capital e pode reunir uma frente poderosa para alavancar a candidatura de Wilder Morais.
Mas no radar de Ronaldo Caiado, ao menos no momento, há dois nomes prioritários: Iris Rezende, do MDB, e Zacharias Calil. Se os dois não disputarem, a tendência é que o governismo siga mesmo com Wilder Morais. O DEM poderá indicar o jornalista Nilson Gomes para vice.