Com 4 candidatos fortes, Ipameri pode ter a eleição mais polarizada dos últimos anos

09 agosto 2020 às 00h00

COMPARTILHAR
Bartô Nascimento, Ludmila Cozac, Janinho Pacheco e Wellington Peixoto são candidatos consistentes e de forte apelo eleitoral

Comenta-se em Ipameri que a escolha dos vices pode ser definidora do novo quadro político e pode contribuir para uma nova polarização.
Num primeiro momento, segundo as pesquisas de intenção de voto, havia uma polarização entre Bartô Nascimento, do Democratas, e Ludmila Cozac, do MDB.
Tanto Bartô Nascimento, que tem o apoio do governador Ronaldo Caiado (DEM), quanto Ludmila Cozac, que tem o apoio do ex-deputado federal Daniel Vilela, continuam fortes e competitivos. Mas Janinho (Jânio) Pacheco, do Podemos, voltou ao jogo e está polarizando com os outros dois.

Janinho Pacheco conta com o apoio da prefeita, Daniela Carneiro (PSDB), do prefeito de Catalão, Adib Elias (Podemos), e do deputado federal José Nelto (Podemos). Sua vice, Iraneide Mariano, do PSDB, é vista como uma aliada não decorativa. Porque foi vereadora duas vezes e secretária de Promoção Social. Janinho gostaria de obter o apoio do governador Ronaldo Caiado, mas a aliança com o PSDB do ex-governador Marconi Perillo, que é influente na cidade e muito ligado à prefeita, impossibilita qualquer apoio do gestor estadual. A aliança do vereador inclui o Podemos, PSDB, PDT, PP e PC do B.

O vice do empresário Bartô Nascimento é o advogado Danilo Caixeta, do PSC do deputado federal Glaustin da Fokus. O vice, no caso, não acrescenta muito. Mas o fato é que os eleitores raramente escolhem o candidato a prefeito pelo vice. Escolhem exatamente pelo candidato a prefeito, no caso Bartô Nascimento. Sua aliança inclui o DEM, Republicanos, Cidadania, Pros, PSC e PMN.

Ludmila Cozac tem como vice o vereador Douglas Troncha, do PSB. Tem tradição política na cidade. O pai obteve seis mandatos de vereador. A aliança da emedebista inclui MDB, PSB e PSD. Ele conta também com o apoio do deputado federal Célio Silveira, do PSDB, e do deputado estadual Diego Sorgatto, do Democratas.
O vice de Wellington Peixoto, pré-candidato a prefeito pelo Patriota, é o vereador Luciano Carneiro, do PSL. Carneiro é irmão do marido da Ludmila Cozac. Peixotinho é um político que costuma surpreender. Numa eleição, saiu de baixo, foi crescendo e ganhou. Certamente espera repetir o mesmo feito. A aliança do ex-prefeito inclui o Patriota e o PSL.