Coligação de Ronaldo Caiado aposta que vai eleger 3 deputados federais

Os mais cotados são Waldir Soares, José Mário Schreiner e José Nelto

Montagem

Se o MDB vai muito mal para deputado federal, com uma única candidata eleitoralmente consistente, Iris Araújo, a coligação do pré-candidato a governador pelo DEM, Ronaldo Caiado, aposta na possibilidade de eleger ao menos três candidatos. Precisará, para tanto, de cerca de 540 mil votos.

As principais apostas da coligação caiadista são, pela ordem de relevância eleitoral, Delegado Waldir Soares (PSL) — apontado como possível campeão de voto (em 2014, teve mais de 270 mil votos) —, José Mário Schreiner (DEM) e José Nelto (Podemos). Nelto aposta que terá pelo menos 90 mil votos.

O médico Zacharias Calil (DEM) e o empresário Glaustin Fokus (PSC) integram o pelotão intermediário. São respeitados na sociedade, mas não têm experiência política e bases eleitorais amplas. São reservas de luxo.

Glaustin Fokus tem o apoio de parte da Assembleia de Deus — a dirigida pelo pastor Oídes José do Carmo, uma das vozes mais categorizadas da Igreja em Goiás e no país. Mas resta saber se o candidato acrescenta alguma coisa. A Igreja ajuda, mas tem um limite. O deputado federal João Campos ganha eleição por causa da Assembleia de Deus e por ele mesmo, que tem votos fora do circuito religioso.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.