CEI da Comurg promove “super semanas” de depoimentos e espera ampliar desgaste do Paço e do presidente da empresa
02 abril 2023 às 00h41
COMPARTILHAR
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Comurg da Câmara de Goiânia vai intensificar a partir desta segunda-feira, 3, as rodadas de depoimentos de representantes da empresa e de serviços contratados pela companhia, naquilo que os vereadores vêm chamando de “super semanas de oitivas”. A agenda foi criada com o objetivo de acelerar a apuração – cogita-se um relatório preliminar –, encerrando os trabalhos antes dos 120 previstos no regimento da Casa (e sem prorrogação), mas o movimento tem o potencial de ampliar o desgaste do Paço Municipal e do presidente da empresa, Alisson Borges. Ao todo, 10 pessoas foram chamadas a prestar esclarecimentos à comissão sobre as supostas irregularidades.
“Essa super semana sem dúvida alguma aumenta a fritura do presidente da Comurg e expõe a Prefeitura, que não consegue reagir a onda de revelações negativas sobre o que está acontecendo na empresa”, afirma um dos vereadores. Na semana passada, o vereador Leandro Sena (PMB) chegou a defender o afastamento de Borges, afirmando que acionaria o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) para retirá-lo do comando da empresa até a conclusão da CEI. Nos bastidores, Sena foi aconselhado a desistir da empreita, sob o argumento de que o afastamento poderia causar dano às investigações.
Na quarta-feira (29/03), a CEI aprovou a série de requerimentos que darão vazão à super semana de oitivas: foram chamados o presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), Rubens José Fileti, e outras oito pessoas, entre elas, um convite para a vereadora de Aparecida de Goiânia, Valéria Peterson, que exerceu o cargo de secretária de Assuntos Institucionais.
A CEI convocou Vinicius Henrique Pires, secretário municipal de Finanças, Hendy Adriana Barbosa, presidente da Comissão Permanente de Licitação da Comurg, Janaína Cavalcante Coltrin, lotada na Diretoria de Transporte da Comurg, Márcio Antunes Porfirio, chefe de Assessoria Jurídica, Gustavo Cruvinel, Controlador Geral do Município de Goiânia, Diretor Financeiro da Secretaria de Assuntos Institucionais durante a gestão de Valéria Peterson e Ronaldo Macedo, Diretor de Logística.
No foco das apurações estão os pagamentos antecipados, da Prefeitura para a Comurg, para a realização de obras de infraestrutura urbana, como a construção e reforma de praças, quadras de esportes, unidades de assistência social e adequação de cemitérios.