Catalão: Adib Elias insiste com Fayad, rejeita Velomar e Elder pode disputar pelo PRD

28 janeiro 2024 às 00h01

COMPARTILHAR
O quadro político de Catalão está cada vez mais complicado. O prefeito Adib Elias, que planejara voltar ao MDB, vai se filiar, nesta semana, ao União Brasil do governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
De quebra, poderá levar seu pré-candidato a prefeito, Nelson Fayad, para o União Brasil.

O Jornal Opção ouviu de uma fonte que o vice-governador Daniel Vilela vai repassar o MDB para o grupo de Adib Elias, mas com a condição de que o candidato a prefeito seja do partido.
A preferência é dada a Velomar Rios, que seria o favorito em todas as pesquisas e não tem rejeição alta. Mas é rejeitado pelo eleitor “número 1 de Catalão” — o prefeito Adib Elias.
Na “Adibland”, como a oposição às vezes chama Catalão, a voz dominante é a de Adib Elias. Então, o candidato de sua base é, desde sempre, Nelson Fayad — seu secretário, primo e faz-tudo. O máximo que será oferecido a Velomar Rios é a vice.

O deputado federal José Nelto, do pP, pode contrariar Adib Elias e bancar Velomar Rios para prefeito. A pedra no caminho é o próprio ex-prefeito, que parece não ter coragem de enfrentar o chefão de Adibland. “Velomar quer ser ungido por Adib, o que não irá acontecer”, informa um auxiliar do prefeito.
Se repassar o MDB para o grupo de Adib Elias, como se comenta em Catalão, o que Daniel Vilela fará com Elder Galdino, seu aliado de todas as horas?

Não se sabe. Sabendo que poderá ser “sacrificado” eleitoralmente, Elder Galdino já teria sondado a possibilidade de se filiar ao PRD da deputada Magda Mofatto e do marqueteiro e empresário Jorcelino Braga.
Se se filiar ao PRD, um partido apontado como “neutro”, é provável que o vice de Elder Galdino seja indicado pelo deputado estadual e médico Gustavo Sebba (PSDB). Pode ser sua irmã ou uma outra pessoa. Se permanecer no MDB, o vice do pecuarista não será, evidentemente, bancado pelo grupo do ex-prefeito Jardel Sebba.

A Frente Democrática terá candidato próprio. Hoje são quatro os pré-candidatos: Carlos Salviano, Júlio Paschoal, Luiz Carvalho e Maria Moura. O mais provável é que o candidato da esquerda seja Júlio Paschoal, do PT.
O deputado estadual Gustavo Sebba, é apontado como pré-candidato. Porém, se Elder Galdino desgarrar do MDB rumo ao PRD, é possível uma composição com o produtor rural.
O PL tende a bancar o produtor rural Renato Ribeiro. No momento, ainda não é competitivo — assim como os nomes da Frente Democrática. Mas é preciso ressalvar que ainda não há campanha.

Há alguma possibilidade de Adib Elias retirar Nelson Fayad da disputa? Sempre há. Mas um adibista é peremptório: “Adib é mais teimoso do que uma mula. Ele incutiu que vai eleger Nelson para prefeito. Então, tenho certeza de que irá com ele até o fim. Quer elegê-lo para, ao final da campanha, dizer: ‘Eu não disse que conseguiria eleger o Nelson’”. E se não eleger? “Ele dirá: ‘Pelo menos eu tentei’. E será candidato a prefeito em 2028.” (E.F.B.)