Carlão, Cleiton e Wilson são os nomes mais fortes para presidir a AGM

Cleiton Melo e Wilson Tavares levam a vantagem de terem disputado eleição pelo DEM. Carlão Alberto é apontado como um articulador hábil

Wilson Tavares, prefeito de Gameleira de Goiás: um dos favoritos | Foto: Reprodução

A única certeza que realmente se tem é que a Associação Goiana de Municípios será presidida por um prefeito que apoia o governador Ronaldo Caiado. Mas, segundo três fontes governistas, recomenda-se cautela numa questão: o líder máximo do partido Democratas não definiu um nome para dirigir a AGM. Porque os possíveis candidatos são, todos eles, de sua base. O recado, quase oficial, é: o governador vai apoiar aquele que aglutinar mais apoio. No momento, não se pode dizer que se tem o “apoio oficial” do gestor estadual.

Cleiton Melo: Itauçu

No momento há seis prefeitos colocando seus nomes no jogo, dispostos a seguir, em ordem alfabética: Carlão Alberto Andrade Oliveira, Cleiton Melo, Débora Domingues Carvalhêdo Barros, Siron Queiroz, Wilson Tavares e Zé Diniz (José Aparecido Alves Diniz).

Carlão Alberto de Andrade: de Goianira | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Saíram na frente Wilson Tavares, de Gameleira de Goiás; Cleiton Melo, de Itauçu; e Carlão Alberto, de Goianira. Os três são filiados ao DEM, o partido do governador, o que é um ponto a favor. Ao mesmo tempo, são os que mais articulam.

 

O mais experiente é Carlão Alberto, mas há prefeitos que sugerem que chegou um pouco “atrasado” ao processo. Ao mesmo tempo, afiançam que tem capacidade de articulação e estrutura (faz sua campanha de avião; é sócio do deputado federal José Nelto na aeronave). Outro “problema” do prefeito é que era do PSDB, por isso é visto como cristão-novíssimo nas hostes do Democratas. Também estão no páreo os prefeitos de Abadiânia, Zé Diniz (PP); Turvelândia, Siron Queiroz (Solidariedade); e de São João D’Aliança, Débora Domingues (PL).

Wilson Tavares saiu na frente e é um político hábil. O fato de ter disputado a eleição pelo DEM — portanto não é um cristão-novíssimo — o fortalece.

Cleiton Melo também disputou eleição pelo Democratas. Aliados garantem que conseguiu uma moção de apoio com a assinatura de mais de 50 prefeitos.

O fato é que o jogo apenas começou. O governador Ronaldo Caiado está observando os jogadores, todos seus aliados, e vai bancar aquele que, de fato, se revelar como um articulador privilegiado e tenha uma visão mais ampla das questões municipais e, também, estaduais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.