Carla Conti e Haroldo Reimer são favoritos para comandar a UEG

Haroldo Reimer, Carla Conti, Francisco Severo e Fábio Santa Cruz: os quatro candidatos para reitor da Universidade Estadual de Goiás

Haroldo Reimer, Carla Conti, Francisco Severo e Fábio Santa Cruz: os quatro candidatos para reitor da Universidade Estadual de Goiás

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) está no meio de seu processo eleitoral. A eleição para escolha do próximo reitor da universidade acontece no dia 23 de junho e, pela primeira vez, será decidida entre quatro candidatos. Registraram candidatura os professores Carla Conti, de Inhumas; Francisco Severo, de Luziânia; Fábio Santa Cruz, de Formosa; e Haroldo Reimer, de Iporá.

Como a campanha é curta — pouco mais de um mês, visto que as candidaturas foram registradas no dia 20 de maio —, os candidatos estão visitando todas as 42 unidades para se apresentar e buscar o apoio de quem pode votar: professores, alunos e servidores técnico-administrativos.

Haroldo Reimer, por ser o reitor e ter a máquina na mão, é apontado como favorito, mas enfrenta alguns desgastes e pode, inclusive, acabar saindo da disputa. A chapa Democracia UEG, de Francisco Severo, pediu a impugnação da candidatura de Reimer alegando que tenta o terceiro mandato.

O argumento se baseia no fato de Reimer ter exercido o cargo de reitor por alguns meses durante 2012, antes de ser eleito naquele mesmo ano, o que configuraria exercício de mandato e, consequentemente, transformaria sua eleição daquele ano em reeleição. O pedido foi indeferido pela Comissão Eleitoral, mas a chapa apresentou recurso ao Conselho Universitário, que decidirá pela permanência ou não da candidatura do reitor no dia 8 de junho.

A concorrente direta de Reimer à Reitoria, informam professores, é a única mulher da disputa. Carla Conti, apontada como profissional competente, praticamente não tem desgastes, visto que não é largamente conhecida pelos quadros da UEG. É o seu calcanhar de aquiles, ponto que tem sido combatido com uma agenda intensa de visitas às unidades da UEG.
Os três mais bem votados vão compor a lista tríplice para escolha do governador Mar­ coni Perillo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.