Candidatura de Mendanha está cada vez mais distante do PL

Prefeito de Aparecida de Goiânia ainda nutre desejo de se candidatar ao governo do Estado, mas os espaços políticos estão se fechando para ele

Quase sem espaço para lançar-se candidato ao governo Estado, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, agora se vê numa disputa acirrada com o deputado major Vitor Hugo –  e a opinião generalizada é de que o ex-emedebista será o perdedor.

Como essa coluna já havia apontado, Jair Bolsonaro, filiado ao Partido Liberal (PL), significaria que Medanha deveria buscar outra sigla para seu projeto de candidato ao governo do Estado – caso restasse alguma. Pois, tem se confirmado esse cenário.

Bolsonaro restabeleceu diálogo com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e agora com acertam os nomes dos bolsonaristas que serão candidatos nos estados. Em Goiás o nome já foi escolhido: major Vitor Hugo. Militar de grande proximidade com o presidente, inclusive já tendo ocupado a função de líder do Governo na Câmara Federal. 

Diferente de Mendanha, major Vitor Hugo tem histórico de bolsonarista raiz. É militar, conservador e a esquerda está sempre em alvo de ataques. Já o prefeito de Aparecida de Goiânia se aproximou da esquerda em 2020, e os petistas confirmam que há um diálogo com o ex-emedebista. Com Bolsonaro no PL, fica inviável os apoiadores locais  –  como a deputada federal Magda Mofatto manter o projeto de lançar Mendanha ao governo.

Se as eleições fossem hoje, quais os aliados de peso Mendanha teria para apresentar, se nem espaço nos partidos tem lhe restado? Como pré-candidato ao governo do Estado, a  situação de Mendanha se complica a cada dia que passa. Pode ser que lhe reste apenas o apoio do PSDB de Marconi Perillo. E também pode ser que não se efetive nenhuma filiação que garanta candidatura. O prefeito de Aparecida de Goiânia parece caminhar para rumo sem um espaço para chamar de seu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.