Candidato único da terceira via pode “ameaçar” Lula e Bolsonaro?

Simone Tebet (ou Eduardo Leite) pode se tornar a única candidata da terceira via? É o que se articula

Criador do movimento Derrubando Muros, o sociólogo e empresário José César Martins concedeu uma entrevista instigante ao “Estadão” (sábado, 9).

Ao contrário de alguns cientistas políticos, quiçá ideologizados, Martins avalia que o presidente Jair Bolsonaro “vem competitivo para as eleições. O centro, talvez pela primeira vez nesse tempo todo, está conversando claramente com a ideia de convergência”.

Simone Tebet e Eduardo Leite: a provável chapa da terceira via | Foto: Reprodução

A senadora Simone Tebet (MDB), de acordo com Martins, está “crescendo muito no centro, quase como nome de consenso natural. (…) O centro só ganha se pintar uma candidatura”. Quer dizer, se quiser ter alguma chance de superar a polarização Lula da Silva, do PT, versus Bolsonaro, do PL, o centro precisa apostar num único candidato.

Martins sugere que é preciso atrair Ciro Gomes para a aliança entre os nomes de centro, como Simone Tebet, Eduardo Leite (PSDB) e João Doria (PSDB). “A sugestão de Simone é avaliar por uma pesquisa qualitativa em maio. Eu tenho certeza de que o Ciro topa uma posição dessas.” O ex-ministro teria dito ao sociólogo: “Abril-maio do ano que vem a gente senta para decidir quem é que tem mais chance”.

José César Martins, sociólogo e empresário: terceira via só tem chance se lançar um único candidato para presidente da República | Foto: Reprodução

Talvez seja possível matizar o raciocínio de Martins, introduzindo duas questões. Primeira: Ciro Gomes, dos postulantes da terceira via, é o mais bem colocado e o quadro, até maio, dificilmente mudará. Se não mudar, e por mais que as qualis tenham sua importância — porque fornecem um quadro ampliado do cenário ou cenários —, como retirá-lo do páreo para bancar Tebet, Doria ou Leite? Segunda: o PDT está firme com Ciro Gomes, porém, se ele sair do páreo, abrindo espaço para Simone, Leite ou Doria, o partido dirigido Carlos Lupi ficará com a terceira via? O mais provável é que a corrente dominante, sem o ex-governador do Ceará na disputa, opere pelo apoio ao ex-presidente Lula da Silva, do PT.

Há quem postule que se está desenhando uma chapa com Simone Tebet para presidente e Eduardo Leite para vice-presidente — ou vice-versa. Há um drummond no caminho: o que fazer com o ex-governador de São Paulo João Doria? O sociólogo não diz o que se pode fazer com um, digamos, “elefante”. Mas sustenta que o tucano precisa ser “considerado”.

2 respostas para “Candidato único da terceira via pode “ameaçar” Lula e Bolsonaro?”

  1. Avatar Denis Robson disse:

    A mídia tem que largar de querer colocar alguém em um posicionamento que não está! Pra começar, tem que usar ordem alfabética. B vem antes de L
    Ninguém ganha do Bolsonaro!!!
    Vão ter que engolir e ficar permanecer desmamados por mais quatro anos😎

  2. Avatar WELINTON ALVES DOS ANJOS disse:

    Se fosse pra governador de Goiás sim meu jovem,mas é para presidente do Brasil.
    Lula leva fácil e se brincar leva no 1 turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.