Candidato de Pábio Mossoró a deputado pode impor nova derrota a Lêda Borges

Seis aliados do prefeito de Valparaíso planejam disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás. Deve afunilar para um postulante

Valparaíso de Goiás, município do Entorno de Brasília, está prestes a chegar a 100 mil eleitores. Líderes de vários partidos querem eleger um deputado estadual que realmente represente a cidade e que não trabalhe para prejudicá-la. A deputada estadual Lêda Borges, do PSDB, é do município, mas, por “implicância” com o prefeito Pábio Mossoró, do MDB — que a derrotou em 2020 —, não se coloca como defensora dos cidadãos do município, ao menos na avaliação de alguns de seus adversários.

Fortalecida pela reeleição de Pábio Mossoró, a base do prefeito tem vários pré-candidatos a deputado estadual. Claro que nem todos disputarão, porque, se o fizerem, derrotarão uns aos outros. O certo é que, com base em pesquisas qualitativas e quantitativas e na capacidade de agregação e mobilização, a tendência é que o grupo do gestor municipal indique, ao final do processo, tão-somente um candidato a deputado.

A lista a seguir, com seis pré-candidatos a deputado, está disposta em ordem alfabética, e não em ordem de favoritismo. Todos devem trabalhar, convencendo os aliados de que têm condições de vencer o pleito, porque a definição, é claro, só sairá mesmo depois de abril ou junho de 2022. Mas chegará na frente aquele que, desde já, fizer um trabalho eficiente de persuasão das lideranças e, em seguida, dos eleitores. A tendência é que aquele que for bancado pelo prefeito Pábio Mossoró seja eleito. É provável que o ungido vai impor a segunda derrota eleitoral a Lêda Borges, em dois anos. Primeiro, para prefeita. Segundo, para deputada.

1 — Alceu Gomes/PL

Alceu Gomes: vereador | Foto: Divulgação

O vereador era cotado para ser vice de Lêda Borges, mas foi deixado na chapada pela deputada. Entretanto, no lugar de se desanimar, disputou mandato de vereador e foi reeleito. Ele apoia a gestão do prefeito Pábio Mossoró e trabalha para ser candidato a deputado estadual. Tem o apoio do PL e quer o apoio do governo municipal.

2 — Marcus Vinícius/Avante

Marcus Vinicius: secretário de Obras | Foto: Divulgação

O secretário de Obras já foi vereador. É apontado pelos aliados como um executivo dinâmico e criativo. Planeja ser o candidato bancado pelo governo do prefeito Pábio Mossoró,

3 — Plácido Cunha/Avante

Plácido Cunha: vereador | Foto: Divulgação

É presidente da Câmara Municipal de Valparaíso. Foi eleito por unanimidade, o que indica que, além de articulador, não tem arestas. É um político experiente. Foi secretário da primeira gestão de Pábio Mossoró.

4 — Roberto Martins/Podemos

Roberto Martins | Foto: Divulgação

Disputou mandato de deputado estadual em 2018 e, em 2020, apoiou Pábio Mossoró para prefeito. É secretário de Governo. Está trabalhando para organizar uma base de apoio para disputar mandato na Assembleia Legislativa de Goiás.

5 — Zé Antônio/MDB

Zé Antônio: vereador | Foto: Divulgação

Reeleito vereador com a maior votação, Zé Antônio foi presidente da Câmara Municipal. Licenciado, é o secretário de Assistência Social e Cidadania. Pela experiência no Legislativo, é cotado como um candidato qualificado e competitivo.

6 — Zeli Fritsche/PDT

Zeli Fritsche, vice-prefeita | Foto: Reprodução

Vice-prefeita pela segunda vez, Zeli Fritsche é uma política habilidosa e diplomática. É apontada como leal e tem forte identidade com o grupo do prefeito Pábio Mossoró.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.