Seis aliados do prefeito de Valparaíso planejam disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás. Deve afunilar para um postulante
Valparaíso de Goiás, município do Entorno de Brasília, está prestes a chegar a 100 mil eleitores. Líderes de vários partidos querem eleger um deputado estadual que realmente represente a cidade e que não trabalhe para prejudicá-la. A deputada estadual Lêda Borges, do PSDB, é do município, mas, por “implicância” com o prefeito Pábio Mossoró, do MDB — que a derrotou em 2020 —, não se coloca como defensora dos cidadãos do município, ao menos na avaliação de alguns de seus adversários.
Fortalecida pela reeleição de Pábio Mossoró, a base do prefeito tem vários pré-candidatos a deputado estadual. Claro que nem todos disputarão, porque, se o fizerem, derrotarão uns aos outros. O certo é que, com base em pesquisas qualitativas e quantitativas e na capacidade de agregação e mobilização, a tendência é que o grupo do gestor municipal indique, ao final do processo, tão-somente um candidato a deputado.
A lista a seguir, com seis pré-candidatos a deputado, está disposta em ordem alfabética, e não em ordem de favoritismo. Todos devem trabalhar, convencendo os aliados de que têm condições de vencer o pleito, porque a definição, é claro, só sairá mesmo depois de abril ou junho de 2022. Mas chegará na frente aquele que, desde já, fizer um trabalho eficiente de persuasão das lideranças e, em seguida, dos eleitores. A tendência é que aquele que for bancado pelo prefeito Pábio Mossoró seja eleito. É provável que o ungido vai impor a segunda derrota eleitoral a Lêda Borges, em dois anos. Primeiro, para prefeita. Segundo, para deputada.
1 — Alceu Gomes/PL

Alceu Gomes: vereador | Foto: Divulgação
O vereador era cotado para ser vice de Lêda Borges, mas foi deixado na chapada pela deputada. Entretanto, no lugar de se desanimar, disputou mandato de vereador e foi reeleito. Ele apoia a gestão do prefeito Pábio Mossoró e trabalha para ser candidato a deputado estadual. Tem o apoio do PL e quer o apoio do governo municipal.
2 — Marcus Vinícius/Avante

Marcus Vinicius: secretário de Obras | Foto: Divulgação
O secretário de Obras já foi vereador. É apontado pelos aliados como um executivo dinâmico e criativo. Planeja ser o candidato bancado pelo governo do prefeito Pábio Mossoró,
3 — Plácido Cunha/Avante

Plácido Cunha: vereador | Foto: Divulgação
É presidente da Câmara Municipal de Valparaíso. Foi eleito por unanimidade, o que indica que, além de articulador, não tem arestas. É um político experiente. Foi secretário da primeira gestão de Pábio Mossoró.
4 — Roberto Martins/Podemos

Roberto Martins | Foto: Divulgação
Disputou mandato de deputado estadual em 2018 e, em 2020, apoiou Pábio Mossoró para prefeito. É secretário de Governo. Está trabalhando para organizar uma base de apoio para disputar mandato na Assembleia Legislativa de Goiás.
5 — Zé Antônio/MDB

Zé Antônio: vereador | Foto: Divulgação
Reeleito vereador com a maior votação, Zé Antônio foi presidente da Câmara Municipal. Licenciado, é o secretário de Assistência Social e Cidadania. Pela experiência no Legislativo, é cotado como um candidato qualificado e competitivo.
6 — Zeli Fritsche/PDT

Zeli Fritsche, vice-prefeita | Foto: Reprodução
Vice-prefeita pela segunda vez, Zeli Fritsche é uma política habilidosa e diplomática. É apontada como leal e tem forte identidade com o grupo do prefeito Pábio Mossoró.
Deixe uma resposta