Caixa Econômica Federal bancou 100% a compra da Alpargatas pela JBS

A CEF concedeu um empréstimos de 2,6 bilhões de reais para a JBS, grupo dos irmãos Wesley e Joesley Batista, o que possibilitou que atropelasse todos os concorrentes

Joesley Batista e irmãos friboi-destak

O PT implantou uma espécie de capitalismo de Estado no Brasil, bancando e financiando os chamados “campeões”, como a JBS, grupo empresarial da família de Joesley e Wesley Batista (irmão de Júnior Friboi, sócio do empresário Ilézio Inácio Ferreira no empreendimento Nexus, em Goiânia. Na foto: Joesley, Friboi e Wesley Batista). O jornalista Geraldo Samor, editor da coluna “Veja Mercados” e ex-correspondente no Brasil do “The Wall Street Journal”, escreve que a Caixa Econômica Federal financiou 100% da aquisição da empresa Alpargatas pela JBS.

“A J&F Investimentos, holding dos irmãos Joesley e Wesley Batista, obteve um empréstimo de 2,6 bilhões de reais junto à Caixa para a compra do controle da Alpargatas, há quatro meses. O empréstimo — que cobriu 100% do valor da compra — tem prazo de sete anos e carência de dois”, afirma Geraldo Samor. “A informação deve surpreender muita gente porque, no mercado, acreditava-se que a J&F havia usado recursos do próprio caixa para fazer o investimento”, anota o repórter.

Joesley Batista e Lula uploads-1438439193788-image

O grupo Camargo Corrêa vendeu a Alpargatas, que fabrica as sandálias Havaianas, para a J&F — cujo presidente é o executivo Henrique Meirelles, ligado ao ex-presidente Lula da Silva.

Segundo Geraldo Samor, “participantes do processo de venda da Alpargatas dizem que o empréstimo ajudou a J&F a ganhar a disputa, que, sem a linha da Caixa, teria sido mais acirrada. Estavam interessados na Alpargatas os fundos Advent, Apex, Cambuhy, Carlyle, Gávea, GP Investimentos, KKR, Península, Rhone Capital e Tarpon. Outro diferencial: a J&F não fez uma due diligence prévia na Alpargatas — o processo, comum em grandes aquisições, pelo qual o comprador tenta descobrir potenciais riscos ocultos na empresa e que, em geral, demora semanas”.

(Segunda foto: Joesley Batista e o ex-presidente Lula da Silva)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.