Caiado mandou recado para Joaquim Guilherme: seu candidato a prefeito é Rogério Troncoso
22 setembro 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
De acordo com um líder do MDB em Morrinhos, há indícios de que eleitores do candidato do PL a prefeito, Maycllyn Carreiro, estariam migrando para o candidato do MDB, Rogério Troncoso. É o chamado voto útil.
Os eleitores, segundo o líder emedebista, até consideram Maycllyn Carreiro um “político de valor”, mas preferem contribuir para derrotar o prefeito Joaquim Guilherme, do PSDB.
Joaquim Guilherme estaria tão desesperado, com receio de perder — sobretudo porque teme uma auditoria ampla nas contas da prefeitura —, que chegou a tentar se aproximar do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil. Mas levou um chega pra lá. Foi avisado, publicamente, que o gestor estadual, muito bem avaliado em Morrinhos, apoia a candidatura de Rogério Troncoso.
Mas Joaquim Guilherme é um prefeito ruim? Não é. Seu problema nem é de gestão, e sim de falta de empatia com as pessoas, notadamente com as mais simples (mas não é verdade que o prefeito tem o hábito de lavar as mãos quando pega nas mãos dos pobres). Muito rico, o prefeito deixou para se tentar se aproximar dos pobres no final do mandato.
Rogério Troncoso, gestor tão eficiente quanto Joaquim Guilherme, é popular e aprecia ficar perto do povão. Fica-se com a impressão de que entre o gestor, Joaquim Guilherme, e o gestor-político, Rogério Troncoso, os eleitores estão apostando no segundo.
Consta que, ciente de que não está bem — as pesquisas internas, as não divulgadas, estariam apontando isto —, Joaquim Guilherme já estaria se preparando para disputar mandato de deputado estadual em 2026. O candidato será ele, sua mulher ou o filho que é médico em Caldas Novas.
Por que Joaquim Guilherme (ou um parente) pode ser candidato a deputado estadual? Sobretudo, para prejudicar Maycllyn Carreiro, que tende a ser candidato a deputado estadual em 2026. O prefeito estaria atribuindo a Maycllyn Carreiro o fato de ter melhores índices nas pesquisas de intenção de voto. O tucano chegou a convidá-lo para ser vice.
Porém, talvez por ter percebido a fragilidade eleitoral de Joaquim Guilherme, Maycllyn Carreiro caiu fora. Os dois chegaram a conversar, na casa do prefeito, mas não houve acordo. Não há nenhuma evidência de que o jovem político tenha pedido uma fortuna para “aceitar” a vice. Quem disser isto está divulgando fake news. (E.F.B.)