Caiado fortalece Pellozo não como vingança contra Vanderlan, e sim para reforçar base aliada
11 agosto 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
O Jornal Opção fez a mesma pergunta para dois próceres da base governista: “Por que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, está tão empenhado na campanha de reeleição do prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo?”
As respostas a seguir, com aspas, são dos dois líderes, que, a pedido, não serão nominados.
1
“Em 2022, Fernando Pellozo, do União Brasil, demonstrou lealdade e apoiou a reeleição de Ronaldo Caiado para governador de Goiás. Ronaldo, que não trai e tem apreço por políticos leais, não esqueceu o que aconteceu. Por isso, o empenho na campanha do jovem prefeito.”
2
“Ronaldo Caiado está preocupado com a montagem de uma base eleitoral, em todos os municípios de Goiás, para garantir uma eleição mais tranquila para Daniel Vilela, que irá a governador em 2026, e Gracinha Caiado, que vai disputar mandato de senadora. Então, apoia-se Fernando Pellozo por ser um aliado político, dos mais confiáveis, e também porque Senador Canedo é uma importante base eleitoral — que faz a diferença nas disputas estaduais.”
O repórter do Jornal Opção acrescenta outra pergunta: “Não se tem a intenção de reduzir a força política de Vanderlan Cardoso em Goiânia e em Senador Canedo?”
3
“Ronaldo Caiado está mais preocupado em reforçar seu grupo político, mantendo os aliados e agregando novos aliados, do que com Vanderlan Cardoso. Como se sabe, Ronaldo apoiou Vanderlan Cardoso para prefeito em 2020 e, em 2022, não recebeu a devida retribuição na disputa da reeleição. Pelo contrário, além de trai-lo, o senador chegou a atacá-lo. Por isso, uma composição com o líder do PSD é inteiramente impossível. Mas vale insistir que Ronaldo não está nada preocupado com Vanderlan Cardoso em si. O que ele quer é fortalecer sua base política nas grandes e médias cidade.”
Em Senador Canedo, num primeiro momento, Divino Lemes — considerado um dos piores prefeitos da história do município — apareceu em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Mas rapidamente, com a articulação de Ronaldo Caiado, que atraiu apoios novos — como o ex-prefeito Misael Oliveira —, Fernando Pellozo passou à liderança. Hoje, é tido como o postulante mais sólido da cidade. A mulher de Vanderlan Cardoso, Izaura Cardoso, tem surpreendido — só que negativamente. Fala-se, até, que Izaura e Vanderlan Cardoso compõem uma panelinha e que, por isso, não abrem espaço para os aliados. (E.F.B.)