“Ele recuperou as contas do Estado, a segurança pública é a melhor do país, a saúde saiu da ambulancioterapia, a educação está em outro patamar. E o governo é honesto”

Cilas Gontijo

Aos 31 anos de idade, o ex-vereador de Morrinhos Maycllyn Max Carreiro Ribeiro é pré-candidato a deputado estadual. Em entrevista ao Jornal Opção, o suplente de deputado pelo PRTB afirma que o governador Ronaldo Caiado imprimiu decência na condução da máquina pública.

Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Maycllyn atua na área de Direito Criminal. É pós-graduado em Direito Público pela Faculdade Atame.

Maycllyn apoia integralmente o governador Ronaldo Caiado para exercer um segundo mandato. “Ele recuperou as contas do Estado, a segurança pública é a melhor do país, a saúde saiu da ‘ambulancioterapia’, a educação está em outro patamar. E o governo é honesto.”

Maycllyn Carreiro, pré-candidato a deputado estadual | Foto: Euler de França Belém/Jornal Opção
1

O sr. foi vereador em Morrinhos. Depois assumiu mandato de deputado pelo PRTB, como suplente.

Fui o vereador mais jovem da história de Morrinhos — com apenas 25 anos. Fui deputado estadual com 30 anos — assumi o mandato por quatro meses. Hoje, com 31 anos, sou pré-candidato a deputado estadual pelo PRTB. Sou filiado ao partido desde 2015.

2

Por que o sr. defende Lissauer Vieira para senador?

Conheço Lissauer Vieira desde 2017 e constato que é um político e gestor eficiente e transparente. Como deputado, entre junho e outubro de 2021, convivi diariamente com o presidente da Assembleia Legislativa e passei a admirá-lo. É ponderado, atuante e articulado. Goiás precisa de um senador assim.

3

Aposta que haverá candidaturas avulsas para senador?

Acredito que, com o afunilamento, o candidato formal da chapa do governador Ronaldo Caiado será Lissauer Vieira. Lideranças políticas — prefeitos, vereadores, deputados — e empresariais têm dito que o presidente da Assembleia é o nome adequado para senador. Praticamente toda a base de Ronaldo Caiado apoia sua pré-candidatura.

4

O deputado federal Delegado Waldir afirma que será candidato a senador de qualquer maneira.

Ele tem o direito de pleitear a candidatura. Mas não acredito que a base governista vai bancá-lo para senador. Talvez seja a hora de Delegado Waldir recuar e fazer o que é mais adequado para o grupo. A base precisa ter um candidato, porque, definido, será um postulante superforte.

Maycllyn Carreiro com o governador Ronaldo Caiado | Foto: Reprodução
5

Por que o sr. defende mais um mandato para o governador Ronaldo Caiado?

Porque Ronaldo Caiado fez uma grande transformação em todo o Estado. Recuperou as contas do governo, está cumprindo as promessas de campanha. A segurança pública é a melhor do Brasil. A saúde deixou de ambulancioterapia. A saúde foi regionalizada e se tornou muito mais eficiente. Em Morrinhos passamos a ter dez leitos de UTI, graças à ação do governo estadual. O governo reformou escolas e equipou-as. Os estudantes recebem uniforme e material escolar. O resultado é que a evasão escolar praticamente acabou. Escolas municipais estão recebendo 150 mil reais para reformar suas estruturas. Trata-se do Programa Reformar Mais.

Ronaldo Caiado é um governador que se preocupa com gente, por isso há programas sociais de qualidade, como o Mães de Goiás. Além disso, ao contrário de outros gestores, o governador é um político honesto. Ele consertou as contas do Estado. Portanto, é justo que os eleitores goianos reconheçam isto e lhe deem a oportunidade de um segundo governo. Com a casa arrumada, fará uma gestão ainda melhor.

6

Quais bandeiras o sr., se eleito, levará para a Assembleia Legislativa?

Defendo o setor produtivo — aquele que emprega e gera dividendos para o Estado e os Municípios — e o municipalismo. Nos quatro meses em que estive na Assembleia, visitei todos os municípios de minha região, me coloquei à disposição e conseguimos atender muitas demandas. Hoje, estamos colhendo os resultados. Em apenas quatro meses, levamos benefícios no valor de 1,6 milhão de reais. E viabilizamos, junto à Secretaria da Educação, quadras esportivas para Morrinhos, Pontalina, Caldas Novas e Água Limpa.

7

Com quem o sr. está dobrando para deputado federal?

Eu tinha um compromisso forte com o deputado federal Zé Mário Schreiner, do MDB. Porém, como desistiu da reeleição, agora estamos em busca de novas alianças. Tenho uma ligação forte com Zé Mário, com a Faeg, com os produtores rurais e com o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. O secretário é meu conterrâneo, de Morrinhos, e apoia minha candidatura. No momento, estou conversando com Marussa Boldrin, pré-candidata a deputada federal apoiada por Zé Mário, e com nosso grupo político em Morrinhos para discutir sobre a questão de qual ou quais candidatos devemos apoiar.

8

Com quantos mil votos o sr. poderá ser eleito pelo PRTB?

O PRTB deve eleger quatro deputados estaduais. O candidato que receber de 12 mil a 13 mil votos tende a ser eleito. Estou confiante no meu trabalho e acredito que terei ao menos 18 mil votos, e possivelmente serei o mais votado do partido.

9

O governador Ronaldo Caiado melhorou a segurança pública em Goiás. Mas certamente contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro. Como avalia a questão?

Não há dúvida de que Bolsonaro contribuiu para melhorar a segurança pública do Brasil. Mas Goiás, graças ao governador Ronaldo Caiado, tem a melhor segurança pública do país. É preciso reconhecer o seu mérito. Hoje, o Estado é seguro, os cidadãos de bem estão protegidos. O governo joga duro, no tom apropriado, contra a criminalidade.

10

O sr. é bolsonarista?

Sobre a eleição presidencial, vou esperar o posicionamento do meu partido. Mas ideologicamente sou alinhado com Bolsonaro. Porque sou de direita, conservador. Porém, sou ponderado e não aposto em ideias extremistas. Votei em Bolsonaro em 2018.

11

O sr. avalia que Ronaldo Caiado e Bolsonaro podem caminhar juntos, como em 2018?

Vale frisar que Ronaldo Caiado e Bolsonaro não romperam ideologicamente. Seus princípios são parecidos. Eles, na verdade, têm divergências pontuais. Como o presidente tem candidato a governador em Goiás, o Major Vitor Hugo, do PL, Ronaldo Caiado não tem como declarar apoio à sua postulação. Política não é uma via de mão única. Agora, na hipótese de segundo turno, é provável que o governador apoie Bolsonaro. Afinal, lutou contra a esquerda a vida inteira.

12

Quais são as principais necessidades da região que o sr. representa?

Vou me empenhar para que a duplicação da GO-213, que liga Morrinhos a Caldas Novas, seja finalizada. A obra foi abandonada, num governo anterior, sob um clamoroso escândalo de corrupção. E vou lutar pela pavimentação do trecho da mesma rodovia que liga Morrinhos a Aloândia. Outra batalha é trabalhar pela expansão da regionalização da saúde.

Colaborou Euler de França Belém