Caiado começa a montar chapa majoritária sem pensar em Daniel Vilela e no MDB

Adib Elias deve figurar como vice, mas vai deixar o MDB

Montagem

Na semana passada, aliados de Ronaldo Caiado estavam alvoraçados. Alguns deles tentavam plantar nas redações que o pré-candidato do MDB, Daniel Vilela, desanimado, estava prestes a jogar a tolha e a apoiá-lo. Outros comemoravam o fato de que o senador conseguiu dividir o MDB e obteve o apoio de quatro de seus principais prefeitos: Adib Elias, de Catalão, Ernesto Roller, de Formosa, Paulo do Vale, de Rio Verde, e Renato de Castro, de Goianésia. São líderes de colégios eleitorais excepcionais.

Ao mesmo tempo, começavam a desenhar a chapa majoritária, já com a possibilidade de que não vão contar com o apoio oficial do MDB. No momento, o desenho básico é o seguinte:

Governador — Ronaldo Caiado, do DEM.

Vice-governador — Adib Elias, do MDB (deve migrar para o DEM ou para um partido menor). O médico Zacharias Calil, sem partido, também é cotado para a vice.

Senador — Jorge Kajuru, do PRP, e João Campos, do PRB.

Esclarecimento necessário: o presidente do PRB, Jorcelino Braga, estaria mais próximo do MDB de Daniel Vilela. Ao Jornal Opção, em conversas habituais, sempre faz o mesmo discurso: se tiverem “juízo”, os líderes do MDB e do DEM caminham juntos. Frise-se que é amigo de Ronaldo Caiado.

Jorge Kajuru é um problema à parte. É filiado ao PRP, mas não é chefiado por ninguém — nem pelos amigos Jorcelino Braga e Benjamin Beze Júnior (MDB). Ele decide o que quer e o que vai fazer. Ao Jornal Opção costuma dizer que não vai apoiar candidato a governador e que sua candidatura será solo. Entretanto, o grupo de Ronaldo Caiado avalia que, na hora agá, quando perceber que, para firmar-se, vai precisar de amparo de um base política, o vereador de Goiânia vai buscar uma aliança e possivelmente, apostam, será com o DEM do senador, do qual é amigo.

João Campos está sendo pressionado a disputar mandato de senador e apoiar Ronaldo Caiado. Sua base evangélica definiu o senador do DEM como candidato prioritário a governador.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.