O prefeito de Morrinhos, Joaquim Guilherme, do PSDB, é considerado eficiente pelos eleitores. Porém, como candidato a prefeito, não é bem avaliado. Poucos conseguem explicar a “contradição”. Analistas postulam que o gestor municipal precisava ser mais político, mas sugerem que não há mais tempo para recuperar o tempo perdido.

O favorito para a disputa da prefeitura é Rogério Troncoso, do MDB. Porque, além de administrador eficiente, é apontado como um político perspicaz, que sabe dialogar com as pessoas.

O jovem Maycllyn Carreiro, do PL — que tem o produtor rural Tiago Mendonça na vice —, pode surpreender e tomar o lugar de Joaquim Guilherme, descolocando o prefeito para o terceiro lugar.

Por enquanto, Maycllyn Carreiro está aparecendo em terceiro lugar nas pesquisas, mas já está colado em Joaquim Guilherme.

Claro que Maycllyn Carreiro quer ser eleito prefeito, mas, se não for, e se conseguir ficar em segundo lugar, estará cacifado para disputar mandato de deputado estadual em 2026 e de prefeito em 2028.

Na semana passada, Maycllyn Carreiro obteve uma importante colabordação. O presidente da Assembleia Legislativo, Bruno Peixoto (União Brasil), gravou um vídeo no qual declara que o apoio para prefeito de Morrinhos.

O vice de Rogério Troncoso é o veterinário Mauro Netto, do União Brasil, o mesmo partido de Bruno Peixoto. Mas o presidente da Alego é muito amigo de Maycllyn Carreiro, que deve apoiá-lo para deputado federal em 2026. (E.F.B.)