O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confidenciou que virá a Goiás para conversar com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) sobre a eleição presidencial de 2026.

Ao mesmo interlocutor, aliado e amigo, Bolsonaro disse que Ronaldo Caiado representa a direita e há vários anos. O ex-presidente frisou que o político goiano nunca recuou.

Desde 1989, quando disputou a Presidência da República — enfrentando Lula da Silva, do PT, e Fernando Collor, do PRN , até hoje, 36 anos depois, Ronaldo Caiado permanece nos marcos da direita.

O que Bolsonaro irá propor a Ronaldo Caiado? Não se sabe. Mas, de acordo com a fonte, é possível especular.

Na conversa com os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, e do Paraná, Ratinho Júnior, do PSD, Bolsonaro não mudou sua tese básica: a direita precisa se unir e lançar apenas um candidato para presidente.

Mas, se Bolsonaro chegar com uma candidatura pronta, a de Tarcísio de Freitas, não estará em busca de uma aliança. Estará, isto sim, impondo uma candidatura.

Então, o mais plausível é que Bolsonaro apresente outra ideia, do tipo: quem estiver melhor, de acordo com as pesquisas de intenção de voto e as qualitativas, será o candidato.

Gracinha Caiado, Daniel Vilela e Major Vitor Hugo: a chapa majoritária pra 2026 | Fotos: Jornal Opção e divulgação

Bolsonaro disse à fonte que planeja uma frente política com ele, Michelle Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Ratinho Júnior e Ciro Nogueira. Todos no mesmo palanque. Um dos objetivos é ganhar a disputa já no primeiro turno. (Por sinal, Bolsonaro disse à fonte que ainda acredita que poderá ser candidato a presidente… em 2026.)

O ex-presidente tem sugerido que da lista acima sairão os candidatos a presidente e a vice-presidente. E mais: os ministros de um possível governo da direita eleito em 4 de abril de 2026, daqui a um ano, cinco meses e pouco mais de 20 dias.

O diálogo entre Bolsonaro e Ronaldo Caiado é frequente e está se ampliando. O apoio do governador goiano à anistia que beneficia participantes do 8 de Janeiro e, igualmente, o próprio Bolsonaro agrada, sobremaneira, o ex-presidente.

Tanto que Ronaldo Caiado, Daniel Vilela e Bolsonaro deverão formatar uma aliança para o governo de Goiás. O PL tende a lançar Major Vitor Hugo para o Senado, ao lado de Gracinha Caiado, do União Brasil. (E.F.B.)