Bolsonaro veta qualquer aliança de Vitor Hugo com Vanderlan Cardoso

20 agosto 2023 às 00h01

COMPARTILHAR
Na semana passada, correu a informação — ou boato — de que o ex-deputado federal Major Vitor Hugo, do PL, estaria operando para ser vice do pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PSD, Vanderlan Cardoso. Pensando em 2026, o presidente do PL, senador Wilder Morais, também teria simpatia pela aliança.
Uma fonte afirma que, de fato, Major Vitor Hugo tem simpatia pelo senador Vanderlan Cardoso. “Mas isto não é o mesmo que sugerir que o ex-deputado vai compor com o líder do PSD”, assinala.

Entretanto, ao saber da suposta articulação de Major Vitor Hugo com Vanderlan Cardoso, Jair Bolsonaro, do PL, teria “fechado” a cara. O ex-presidente não quer e não aceita aliança com o senador, pois considerá-lo ligado ao governo do presidente Lula da Silva, do PT. Um aliado de Bolsonaro, que teria ouvido a história, disse que um bolsonarista chegou a dizer: “Não queremos aliança com aquele petista vermelho”.
O fato é que Vanderlan Cardoso, se não é um apoiador ardoroso de Lula da Silva, aproximou-se de seu governo, inclusive lutando para indicar aliados — como o amigo Abelardo Vaz — para cargos federais. Por isso, Bolsonaro quer distância do senador.
Não é falso que o principal amigo de Bolsonaro em Goiás é mesmo Major Vitor Hugo (assim como Ugton Batista). Mas é o deputado federal Gustavo Gayer, até por ter mandato, quem faz a defesa pública do presidente e de seus principais aliados.

Grato pelas opiniões posicionadas de Gustavo Gayer, Bolsonaro convocou o presidente do PL em Goiás, o senador Wilder Morais, e deu-lhe a ordem: o candidato do PL a prefeito de Goiânia deve ser o deputado.
Como Gustavo Gayer não compõe com Vanderlan Cardoso — os dois se consideram, mais do que adversários, verdadeiros inimigos —, o PL de Bolsonaro não vai compor com o senador. Pelo contrário, vai lhe fazer oposição, durante a campanha, radical, com críticas duríssimas ao comportamento político do presidente do PSD.
Há um outro aspecto. No momento, Bolsonaro e Gustavo Gayer estão mais próximos do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União do Brasil. Eles têm conversado com alguma frequência e está no radar do União Brasil e do PL uma aliança em Goiânia.
Não será nenhuma surpresa se o PL bancar o vice de Bruno Peixoto (ou Ana Paula do Iris, do MDB), do União Brasil, na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Não há nada definido. Mas, repita-se, Bolsonaro e Gustavo Gayer estão muito próximos de Ronaldo Caiado. (E.F.B.)