O ex-presidente Jair Bolsonaro vai usar as eleições de 2024 — prefeitos e vereadores — para fortalecer suas bases político-eleitorais para a disputa presidencial de 2026. O objetivo é conquistar a maioria das prefeituras de capitais e grandes cidades — como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Goiânia.

Bolsonaro e sua mulher, Michelle Bolsonaro, decidiram que vão gravar vídeos e fazer fotografias com os candidatos a prefeito pelo PL — em todo o Brasil.

Em Goiânia, além de gravar apoio ao pré-candidato do PL, deputado federal Gustavo Gayer, Bolsonaro visitará a cidade.

Jair Bolsonaro, Gustavo Gayer, Major Vitor Hugo e Wilder Morais: união geral do Partido Liberal (PL) para bancar um candidato a prefeito em Goiânia | Foto: Divulgação de Gayer

Bolsonarismo quer distância de Vanderlan Cardoso

D acordo com uma fonte, Bolsonaro já disse, com todas as letras, que seu candidato a prefeito de Goiânia será Gustavo Gayer. Não há a menor possibilidade de apoiar a candidatura do senador Vanderlan Cardoso (PSD), que, no entorno do bolsonarismo, é visto como “lulista”.

“Gayer faz a defesa de Bolsonaro. Vanderlan, ao não fazer a defesa do ex-presidente, está, por consequência, fazendo a defesa do presidente Lula. Sua luta, no momento, é para manter um aliado no comando da Codevasf”, assinala um bolsonarista. “Acredito, até, que, dado seu isolamento, Vanderlan talvez nem dispute a Prefeitura de Goiânia.”

O senador Wilder Morais, presidente do PL em Goiás, será, a pedido de Bolsonaro, o coordenador-geral da campanha de Gustavo Gayer.(E.F.B.)