Benitez Calil sugere que Thiago Peixoto pode ser vice de José Eliton
18 março 2017 às 12h21
COMPARTILHAR
Se aceitar a vice, Thiago Peixoto abre espaço para seu aliado Francisco Júnior disputar mandato de deputado federal
O presidente do PSL, Benitez Calil, avalia que a senadora Lúcia Vânia vai disputar a reeleição em 2018. “Rompida com o governador Marconi Perillo, é provável que aceite uma composição político-eleitoral com o senador Ronaldo Caiado, do DEM, ou com Daniel Vilela, do PMDB.”
Quanto à chapa majoritária da base governista, Benitez Calil diz que está quase definida. “José Eliton deve ser o candidato a governador, com Marconi Perillo e, possivelmente, Wilder Morais para senador. A vice não está definida, mas há vários nomes, como Thiago Peixoto e José Vitti.” O senador Wilder, se tem dinheiro, tem voto? “O que se sabe é que seu nome está trabalhado por ele mesmo, que está nas ruas dos municípios do interior, e por Marconi. Se vai ganhar é com o eleitor.”
Thiago Peixoto pode ser vice? “Sim, pode”, sumariza Benitez Calil. “Aí ele poderia articular a candidatura de Francisco Júnior para deputado federal.”
Os prefeitos goianos, como os brasileiros em geral, “estão à míngua”, frisa Benitez Calil. “O governo de Marconi Perillo e José Eliton vai salvá-los, entre 2017 e 2018. Quaisquer 2 milhões ou 5 milhões que se investir neste momento nas prefeituras ajudam a resgatá-las e a salvar a imagem dos prefeitos. Agora, tendo sido ajudados de maneira ampla e republicana, espera-se que os prefeitos, aos menos os da base governista, correspondam com apoio decisivo para a campanha de José Eliton, dos postulantes ao Senado e a mandato de deputado federal.”
No PMDB, Benitez Calil avalia que o candidato a governador será Daniel Vilela. “Se Daniel Vilela não tivesse se apresentado como candidato, seu pai, Maguito Vilela, colocaria seu nome e não abriria espaço para nenhum outro. Mas, como Daniel está postulando, Maguito tende a sair do páreo. Sublinhe-se que o deputado representa o novo.” O presidente do PSL sugere que, embora esteja colocando seu nome para deputada federal, Iris Araújo vai disputar mandato de senadora. “Só que precisa aprender a agregar. Sua própria base está sugerindo que, no Paço Municipal, está desagregando.”
O deputado federal Roberto Balestra será candidato a senador ou à reeleição? “Balestra tem estatura política para ser candidato a deputado, senador e até a governador. Se for candidato a deputado, será eleito para o oitavo mandato”, afirma Benitez Calil.