Esquema poderoso de roubo de gado no Norte de Goiás teve parte desmontada pelo Batalhão Rural, neste domingo, 9. Ao menos dois integrantes de uma quadrilha foram presos em Campinorte e Santa Terezinha de Goiás. Um deles, popularmente conhecido como Divam, indicado como sócio de Sillas Humberto Alves, e do pai dele, José Humberto. Em 2020, Sillas tentou se candidatar a prefeito, mas foi barrado pela Justiça Eleitoral. Ele é marido da atual prefeita de Santa Terezinha de Goiás. Um terceiro foi identificado como irmão do político, Humberto Moreira Alves, conhecido como Betinho.

O esquema na região é antigo. De acordo com fontes, que falaram com o Jornal Opção em “off”, os criminosos agiam sem temer qualquer punição. “Eles tocavam o terror”, por meio de ameaças.  Para se ter ideia, houve casos de fazendeiros que venderam tudo e se mudaram da região.

O caso mais emblemático foi do médico Marinho Gonçalves Costa. Ele chegou a abrir um processo contra Humberto Moreira. No entanto, não resistiu às pressões dos criminosos. “Dr. Marinho se mudou para Anicuns”, diz a fonte. O esquema teria furtado gados até no Pará, na fazendo do banqueiro Daniel Dantas.

O Jornal Opção tentou contato com Sillas Humberto, mas não obteve sucesso. O espaço segue em aberto.

A defesa do suspeito de ser o executor do furto entrou em contato com o Jornal Opção. Segundo a advogado, o cliente e o suposto mandante foram liberados, pois não houve prisão em flagrante e as prisões foram realizadas sem mandado judicial.

Operação policial

Uma equipe do Batalhão Rural com apoio do 44º BPM, após receber denúncia de possível furto de gado, prenderam dois suspeitos em um caminhão em Santa Terezinha de Goiás e Campinorte.  

De acordo com a Polícia Militar de Goiás (PM-GO), um foi apontado como mandante do crime e o outro o executor. “Após diversos levantamentos e diligências dos policiais militares, foram localizados os animais em uma área de mata e devolvidos ao proprietário. Os envolvidos foram levados para a delegacia de Crixás para as providências cabíveis”, informou a PM-GO.