Baldy pode trocar candidatura ao Senado por chapa forte para deputado federal?
06 março 2022 às 00h03

COMPARTILHAR
A cúpula nacional do pP não é contrária ao projeto pessoal do ex-ministro, mas o que ela quer mesmo em Brasília são mais deputados

Quem conversa com o ex-ministro Alexandre Baldy sempre ouve a mesma coisa: pretende disputar mandato de senador, em qualquer chapa ou, até, como candidato avulso.
Trata-se do projeto pessoal do político e empresário de 41 anos.

Mas o partido Progressistas tem só um projeto, o de Alexandre Baldy, ou também tem outro? Sim, há outro projeto, e ele também é do ex-ministro. O pP planeja eleger de dois a três deputados federais. Em 2018, elegeu dois: Adriano do Baldy e Professor Alcides Ribeiro.
Agora, o pP tem quatro nomes consistentes para deputado federal: Adriano do Baldy, Professor Alcides, Sandes Júnior e Lucas Kitão. Há, claro, outros nomes, que estarão na chapa para o partido tentar eleger três deputados.

Por que Alexandre Baldy precisa trabalhar para eleger deputados federais? Porque a cúpula nacional tem sugerido, aos líderes regionais, que, apesar de ter interesse em eleger senadores, sua prioridade é a eleição para deputado federal.
Porque o fundo partidário, o fundo eleitoral e o tempo gratuito na televisão são definidos pelo número de deputados federais, não pelo de senadores. Portanto, ao ministro Ciro Nogueira, o presidente nacional do pP, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o que interessa mesmo é a eleição de deputados federais.

Hoje, numa hipótese remota, se o pP perder um pré-candidato, como Adriano do Baldy ou Sandes Júnior, para o União Brasil, o partido corre sério risco de não eleger nenhum deputado federal. E, se eleger um, o mais cotado é Professor Alcides, que não mantém bom relacionamento com Alexandre Baldy.

Então, em nome de uma chapa consistente para deputado federal, para atender o pedido da cúpula nacional, Alexandre Baldy pode trocar seu projeto pessoal, o de disputar mandato de senador, para adotar o da chapa de candidatos ao Parlamento?
A rigor, não se sabe. Alexandre Baldy é um político articulado e obstinado. A possibilidade de disputar o Senado, ainda que como candidato avulso, é alta e não saiu de seu radar político.
