Baldy deve trabalhar para manter protagonismo na política goiana

Ao assumir secretaria poderosa no governo de São Paulo, ex-ministro mantém todos os meios para continuar exercendo grande influência em Goiás

Alexandre Baldy e João Doria: força do ex-ministro em Goiás passa pela boa articulação com Brasília | Foto: Divulgação

Ex -ministro de Cidades, Alexandre Baldy (PP) mostrou o quanto é arrojado politicamente ao assumir a Secretaria de Transportes Metropolitanos do governo de João Doria, em São Paulo. Sua passagem de pouco mais de um ano pelo ministério é avaliada como uma das mais bem sucedidas da gestão de Michel Temer.

Esse arrojo, no entanto, poderia representar riscos ao seu protagonismo na política de Goiás, uma vez que a poderosa secretaria paulista teria pouca influência em seu Estado de origem. Trata-se, no entanto, de uma leitura apressada dos fatos. Mesmo dando expediente em São Paulo, Baldy assegurou todos os meios para continuar exercendo grande ascendência sobre as lideranças políticas e empresarias locais.

O primeiro ponto a ser considerado é que Baldy continuará tendo muita força em Brasília. Seu braço direito na política, Adriano do Baldy, tem mandato de deputado federal e foi por sua articulação que o PP abrigou a candidatura vitoriosa de Vanderlan Cardoso ao Senado e a do deputado federal eleito Professor Alcides .

Além disso, o ex-ministro é muito próximo de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que caminha a passos largos para conquistar novamente a presidência da Câmara dos Deputados. Aliás, no final da semana passada, o chefe de Baldy, João Doria, também confirmou apoio à reeleição de Maia, acenando que o PSDB deve fazer o mesmo movimento. Essa sintonia favorece a interlocução do goiano com aquele que tem tudo para continuar comandando a pauta da Câmara.

Na seara local, o meio político sabe que o trabalho de Baldy como presidente do PP fortaleceu a sigla. Além dos mandatos federais, o ex-ministro ainda tem em seu cacife a proximidade conquistada junto a dezenas de prefeitos por batalhar e conseguir verbas federais em um volume inédito para os municípios goianos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.