“Armínio Fraga não vai substituir Henrique Meirelles”, diz Sandro Mabel
10 dezembro 2016 às 11h31

COMPARTILHAR
O ex-deputado afirma que o ministro da Fazenda pode ser candidato a presidente e sugere que Jovair Arantes pode ser eleito presidente da Câmara dos Deputados

Em Brasília, os repórteres costumam se referir ao ex-deputado federal como ministro sem pasta do governo do presidente Michel Temer. O fato é que o empresário, ex-gestor da Mabel, não se preocupa com isto. Na prática, é um auxiliar para múltiplas tarefas, especialmente no campo político. Na sexta-feira, 9, conversou longamente com o Jornal Opção. Em “on” e “off”.
Cotado para a Secretaria de Governo, para substituir Geddel Vieira, Mabel em nenhum momento se interessou. Sabe que, neste momento, o cargo pode representar uma “fogueira”. Por que o deputado federal Antônio Imbassahy não emplacou? “Trata-se de um excelente nome, não há dúvida. Mas encontrou resistência, especialmente devido a proximidade da eleição para presidente da Câmara dos Deputados. O PMDB e o Centrão reúnem, juntos, 260 deputados. Trata-se de uma opção entre este número e a quantidade de parlamentares do PSDB.” Noutras palavras, é realpolitik em estado puro.
Por que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, está sendo bombardeado e até se fala que pode ser substituído pelo economista Armínio Fraga? “Bem, não se fala disso no Palácio do Planalto, no gabinete central, o do presidente Michel Temer. Meirelles não é mágico, é claro. Mas empresários e políticos responsáveis, sobretudo os que entendem minimamente de economia, sabem que está fazendo a coisa certa para ajustar o Estado e criar condições para a retomada do crescimento econômico. Ninguém que conta de verdade quer sua substituição. Quanto a Armínio Fraga, que é um quadro competente, o que se pode dizer é que está fora de qualquer cogitação.”
Se é assim, por que Meirelles tem sido criticado? “Simples: políticos de vários partidos temem que, se ajustar a economia e o país voltar a crescer de modo satisfatório, Henrique Meirelles se cacife para disputar a Presidência da República, em 2018, como Fernando Henrique Cardoso, em 1994. Dados os problemas de vários políticos, Meirelles pode sair na frente.”
Jovair Arantes tem chances reais de ser eleito presidente da Câmara dos Deputados? “O Centrão está propondo eleição interna. Se Jovair for vitorioso, tem chance de ser eleito presidente da Câmara. Agora, se o governo entrar na disputa, apostando no presidente Rodrigo Maia, este cresce e tem chance de ser reeleito. Sua ação tem sido positiva para a gestão de Michel Temer e, sobretudo, para o país.”
Quando a economia do Brasil volta a crescer? “A partir do segundo semestre de 2017 ou no primeiro semestre de 2018. Trata-se de uma visão puramente realista. Nem Meirelles sabia que o ‘buraco’ deixado pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff era tão ‘fundo’. A PEC 241 e a Reforma da Tributária vão contribuir para dar uma ajustada no país.”
Sobre Michel Temer: “O presidente é diplomático, mas é, sobretudo, determinado. Articula como poucos. Ele chega ao palácio às 8h30 e só sai depois das 22 horas, às vezes fica até meia-noite”. Ele está pensando em reeleição? “Michel está pensando muito mais em deixar um legado, em ficar na história como o presidente que, em pouco tempo, ‘consertou’ o Brasil, que conquistou a retomada do crescimento da economia”.